quinta-feira, 30 de julho de 2015

Conjuntura Nacional - um contraponto

Conjuntura Nacional - um contraponto


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Otácilio M. Guimarães

Caro professor Marcos Coimbra,

Eu sugiro que o caro amigo procure se atualizar pois tudo isto que escreveu cheira a velha cantilena dos fracassados pondo a culpa nos bem sucedidos. Não é por ai. O Brasil é um país fracassado porque seu povo é incompetente e seus políticos desonestos. E as causas estão em suas orígens como nação.

Eu vivo hoje em um país bem mais jovem que o Brasil e que está hoje rico, ostentando o 2º IDH do planeta, com quatro cidades entre as vinte melhores para se viver, e ninguém aqui pensa como os brasileiros que se julgam vítimas dos “donos do mundo” como o senhor se referiu. Aqui do lado tem outro país admirável, a Nova Zelândia, também rico, onde ninguém pensa desta forma tão distorcida. O  Canadá, que conheço, também é rico e não se julga injustiçado.

Sabe, amigo, os fracassados sempre encontram uma desculpa para justificar o seu fracasso. E os culpados em seu julgamento são sempre os bem sucedidos. Não é interessante isto? Não merece uma reflexão?

Tome o povo judeu como exemplo. Não houve na história da humanidade um povo mais perseguido, mais tripudiado, mais injustiçado ao ponto de perder até a sua pátria, reconquistada dois mil anos depois. Houve até quem tentasse eliminá-los da face da Terra. E veja o que é Israel hoje. Uma potência tecnológica e a única democracia do Oriente Médio. E isto sem que os “donos do mundo” interferissem.

Não existem grupos controlando o sistema financeiro internacional, o que existem são países ricos e pobres. O problema não estaria nas orígens de seus povos?

Sugiro que leia as obras de Adam Smith, principalmente sua teoria sobre a riqueza das nações. Sugiro também que veja este documentário sobre os motivos que levaram os Estados Unidos a ser hoje a potência que é:


Enquanto os fracassados continuarem pondo a culpa de seus fracassos nos bem sucedidos vão continuar sempre fracassados.


Otacílio Miranda Guimarães é Cidadão Brasileiro residente na Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário