sábado, 8 de junho de 2013

Símbolo dos EUA no banco dos réus

Símbolo dos EUA no banco dos réus

Crianças comem no McDonald's
Os Estados Unidos têm dois símbolos que remetem ao chamado american way of life: McDonald's`s e a Coca-Cola, esta conhecida também com “acqua nera del imperialismo”. Volta e meia, os dois símbolos têm sido questionados criminalmente em várias partes do mundo por violarem direitos trabalhistas. É o caso aqui no Brasil, do McDonald's's, que esta sendo investigado pela Polícia Federal.

Por Mário Augusto Jakobskind*, no Direto da Redação
A acusação é a de que uma funcionária não recebeu salário durante oito meses, ou seja, uma brasileira foi submetida à condição análoga de trabalho escravo. O fato, praticamente desconhecido da população brasileira, é de responsabilidade da Arcos Dourado, a maior franqueadora do McDonald's.
A Polícia Fedral, que investiga a denúncia desde outubro do ano passado, ainda não concluiu o trabalho ou se concluiu não divulgou o resultado. A alegação para o silêncio é a de que o inquérito corre em segredo de Justiça. Dois meses depois da abertura do inquérito, um delegado da Polícia Federal de nome Oscar Kouti pediu mais tempo para investigar o caso e alegou então que “há indícios suficientes da prática do crime de redução à condição análoga a de escravo” por parte da empresa de fast food.
É importante que os brasileiros sejam informados sobre este caso e de outros que correm na Justiça do Trabalho contra o McDonald's, porque a empresa em sua propaganda (enganosa) se apresenta como defensora de muita coisa e tem como alvo principal as crianças.
Uma vez por ano, o McDonald's faz até campanha de ajuda a pessoas doentes de câncer, quando se sabe que os seus produtos são responsáveis por uma série de doenças, coronarianas e até mesmo o próprio câncer.
A Justiça do Trabalho, depois de marchas e contramarchas deu ganho de causa a funcionários que entraram com ações trabalhistas, porque a empresa de fast food proibia que eles trouxessem de casa refeições, obrigando-os a ingerir apenas os seus produtos.

Monsanto
O site WikiLeaks prestou mais um serviço de utilidade pública ao mundo ao divulgar 260 mil telegramas expedidos pelo Departamento de Estado desde 2010. Com isso, o grupo de proteção ao consumidor Food & Water Watch divulgou informe segundo o qual o governo estadunidense colabora com algumas empresas do setor de biotecnología, entre as quais a Monsanto, que nos últimos anos inundaram o mercado mundial com seus produtos geneticamente modificados.
Quer dizer, o Departamento de Estado se colocou à serviço da Monsanto e outras empresas do gênero pressionando governos estrangeiros a darem apoio total às empresas de biotecnologia.
Da estratégia montada constam quatro etapas: promover os interesses comerciais dessas indústrias, relaxamento no exterior dos regulamentos em matéria de biotecnología, proteção às referidas indústrias e ainda pressão sobre os governos dos países em desenvolvimento (ou subdesenvolvidos, para quem preferir o termo) a adotarem os cultivos em questão.
*É correspondente no Brasil do semanário uruguaio Brecha. Foi colaborador do Pasquim, repórter da Folha de São Paulo e editor internacional da Tribuna da Imprensa. Integra o Conselho Editorial do seminário Brasil de Fato. É autor, entre outros livros, de América que não está na mídia, Dossiê Tim Lopes - Fantástico/IBOPE
Fonte: Direto da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário