quarta-feira, 26 de junho de 2013

China considera missão espacial tripulada mais longa um sucesso

China considera missão espacial tripulada mais longa um sucessoA cápsula Shenzhou X, que transportava dois homens e uma mulher astronautas, pousou na Mongólia

Publicação: 26/06/2013 08:53 Atualização: 26/06/2013 09:13

Pequim - A China concluiu com sucesso a mais longa missão tripulada ao espaço do país, após o retorno à Terra nesta quarta-feira (26/6) de três "taikonautas" da nave Shenzou X, considerada por Pequim uma "importante vitória de etapa" para a construção de uma estação espacial permanente chinesa em 2020. A cápsula Shenzhou X, que transportava dois homens e uma mulher astronautas, pousou às 8H07 (21H07 de Brasília, terça-feira) na Mongólia, após 15 dias em órbita ao redor da Terra, nova etapa do ambicioso programa de conquista espacial da China.

Astronautas chineses completam viagem mais longa no espaço  (China Out/AFP Photo)
Astronautas chineses completam viagem mais longa no espaço


Lançada em 11 de junho pelo foguete Longa Marcha a partir da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, a Shenzou ("nave divina") X passou 15 dias em órbita e se acoplou duas vezes ao módulo Tiangong ("Palácio celeste"). Este foi o quinto voo espacial chinês. Às 9H31 locais, o comandante de bordo, o general Nie Haisheng, foi o primeiro dos três astronautas a sair da cápsula, com a ajuda de técnicos e saudando as câmeras com um sorriso, em um evento exibido ao vivo pela televisão estatal.


Astronauta chinesa sai da nave espacial que pousou nas pastagens da região da Mongólia Interior, norte da China  (China Out/AFP Photo)
Astronauta chinesa sai da nave espacial que pousou nas pastagens da região da Mongólia Interior, norte da China

Wang Yaping, a segunda chinesa a ser enviada ao espaço, saiu pouco depois da pequena cápsula e foi seguida por Zhang Xiaoguang, o terceiro "taikonauta". O programa espacial chinês tem ampla cobertura da imprensa oficial.
Na semana passada, Wang Yaping deu uma aula de física para as crianças chinesas, com experimentos que demonstravam a falta de gravidade no espaço. O presidente chinês, Xi Jinping, foi filmado quando conversava por telefone com os astronautas. "O sonho espacial é parte do sonho para tornar a China mais forte", afirmou na ocasião.
A expressão "sonho chinês" é sua preferida e substitui a "sociedade harmoniosa" de seu antecessor Hu Jintao. A China, que enviou o primeiro homem ao espaço em 2003, conseguiu em novembro de 2011 o primeiro acoplamento de duas naves - não tripuladas -, Shenzhou VIII e Tiangong 1, a uma velocidade de 28.000 km/h e a uma altura de 343 km. A China pretende enviar em 2015 um segundo laboratório espacial, segundo o diretor de programa de voos tripulados da China, Wang Zhaoyao.

Paralelamente ao programa de voos tripulados, a China desenvolve um programa de exploração da Lua e sonha em enviar astronautas ao satélite. A conquista do espaço é considerada pela China um símbolo da nova potência do país e das ambições do Partido Comunista. "Ao contrário da Europa ou do Japão, que dependem dos americanos ou dos russos para os voos espaciais, a China não depende de outros países para suas capacidades fundamentais", destaca Morris Jones, analista australiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário