segunda-feira, 17 de junho de 2013

Presidente eleito do Irã pede respeito das potências mundiais

Presidente eleito do Irã pede respeito das potências mundiais

17.06.2013 | Fonte de informações: 

Pravda.ru

 
Presidente eleito do Irã pede respeito das potências mundiais. 18368.jpeg

Na última sexta-feira (14), o povo iraniano acorreu às urnas maciçamente para decidir o futuro de sua nação. Depois de uma intensa jornada de contagem de votos, finalmente Hasan Rohani foi proclamado vencedor. Em seu primeiro pronunciamento, ele pediu respeito das potências mundiais no relacionamento com a nação persa.


Hasan Rohani nasceu em 13 de novembro de 1948 na cidad de Sorjé, na província de Semnán; procede de uma família religiosa. Estudou direito na Universidade de Teerã. Continuou seus estudos na Universidade Caledonian de Glasgow, Escócia, onde fez doutorado.

Publicou mais de cem livros e artigos sobre a Segurança Nacional e a diplomacia e possuiu grande experiência nestes campos, orientou mais de 700 teses de mestrado e doutorado.

Até agora, Rohani representa o líder supremo da Revolução Islâmica do Irã, o Aiatolá Kamenei, no Conselho Supremo de Segurança Nacional. É também membro da Assembleia de Especialistas. Igualmente, dirige o Centro de Estudos Estratégicos da Assembleia para o Discernimento.

Rohani pertence à corrente política moderada. Durante sua campanha eleitoral, prometeu combater o desemprego e a inflação. Sob o lema do governo de "Perspicácia e Esperança", prometeu que cooperaria com professores, especialistas e pessoas experientes para resolver o quanto antes os problemas do povo.

O grande povo iraniano, obedecendo à mensagem do líder supremo da revolução islâmica, o Aiatolá Seyyed Ali Kamenei, selou um acontecimento épico na história do Irã, assinalou Rouhani, que é também um jurisconsulto em legislação muçulmana e tem vasta experiência como negociador internacional e em temas de segurança nacional.

O presidente eleito referiu-se à necessidade de fortalecer e melhorar as relações diplomáticas com o resto do mundo e prometeu fomentar o turismo e melhorar a imagem do país persa no cenário mundial.

Rohani recebe também o apoio da elite política do país. Os ex-presidentes Seyed Mohammad Jatami e Ali Akbar Rafsanyani e o ex-presidente do parlamento islâmico do Irã, Ali Akbar Nateq Nuri, manifestaram seu respaldo a Hasan Rohani.

As potências mundiais devem falar com o Irã com respeito para "receber as respostas apropriadas", disse o presidente eleito em sua primeira mensagem à nação.

Uma nova oportunidade está sendo criada com as últimas eleições e as nações que pedem democracia e diálogo aberto devem falar ao povo iraniano com respeito e reconhecer os direitos da República Islâmica, acrescentou Rohani.

O terreno está preparado para que aqueles que creem no diálogo livre e justo, na democracia e interação no terreno internacional, escolham uma postura justa e aceitem os direitos desta grande nação para estabelecer a paz, a segurança e o desenvolvimento e tentar ampliar as relações de benefício mútuo e estabelecer a paz, a segurança e o desenvolvimento na região e no mundo, sublinhou.
Com Hispan TV e Prensa Latina

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=b599e8250e4481aaa405a715419c8179&cod=11729

Nenhum comentário:

Postar um comentário