quinta-feira, 13 de junho de 2013

União Europeia planeja apresentar nova queixa contra China na OMC

União Europeia planeja apresentar nova queixa contra China na OMCO comissário europeu da Indústria, Antonio Tajani, anunciou a medida em Paris, sem informar a data em que o bloco levará formalmente o caso à organização

Publicação: 13/06/2013 10:15 Atualização:

Bruxelas - A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira (13/6) a intenção de apresentar uma demanda na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas pela China à importação de tubos de aço inoxidável, em um novo litígio que provoca os temores de uma guerra comercial.

O comissário europeu da Indústria, Antonio Tajani, anunciou a medida em Paris, sem informar a data em que o bloco levará formalmente o caso à OMC, embora uma fonte diplomática tenha indicado que isso ocorreria ainda nesta semana.
O Japão já apresentou uma queixa contra a China pelo mesmo caso. O Organismo de Solução de Divergências, encarregado de decidir sobre os litígios comerciais entre os Estados membros da OMC, designou em maio passado um painel (grupo de especialistas) para redigir um relatório e propor uma solução.

O anúncio europeu ocorre dois dias após a apresentação por Tajani de um plano de ação para salvar o setor siderúrgico, duramente atingido pelas reestruturações, em particular as do grupo ArcelorMittal na França e na Bélgica.

Tajani havia afirmado na quarta-feira (12/6) sua vontade de "garantir o acesso dos produtores de aço europeus aos mercados de terceiros países". Fez estas declarações junto ao ministro francês de Indústria, Arnaud Montebourg, que costuma criticar a ingenuidade dos europeus diante dos chineses nas negociações comerciais.

"Vamos utilizar todos os instrumentos (...). Estamos trabalhando (...) para defender a concorrência e a competitividade das empresas europeias", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário