Presidente uruguaio "Pepe" Mujica inaugura Congresso dos Sindicatos da América
08.12.2012
Da quarta-feira 5 à sexta-feira 7 de Dezembro, a Sala Azul "Dr. Aquiles Lanza" da Prefeitura de Montevidéu com lotação para 400 pessoas virou sede do 3º Congresso Regional da UNIAMERICAS que cuida dos direitos dos trabalhadores no mundo com ampla participação dos sindicatos brasileiros. Muitos destaques internacionais do segmento, o Presidente uruguaio, José "Pepe" Mujica e espetáculos envolvidos com a música iniciaram um grande evento internacional. 400 delegados de 34 países são parte do maior evento sindical das Américas e o Caribe.
Logo ter apresentando um clipe, a jornalista apresentadora uruguaia, Georgina Mayo deu a bem-vinda ao popular "Pepe" Mujica que chegou na sala no eixo das 16h15 na quarta-feira 05 no lançamento do evento, sofrendo uma agenda pesada nos últimos dias e encerrando a semana na sexta-feira 07 em Brasília, capital brasileira para mais uma posse da Presidência do bloco Mercosul junto da Dilma Rousseff como anfitriã.
Nessa lista de destaques do evento no dia da inauguração, participaram o Sr. Philip Jennings como Secretário Geral da Uni America Global Union que foi responsável da abertura continuando logo em cachoeira o Presidente da UNI, Sr. Joe de Bruyn, o Secretário Geral da Confederação da União Industrial das Américas, o paraguaio Víctor Baez que palestrou com muita raça conquistando o bate-palmas das pessoas na sala.
Mais logo foi a vez do uruguaio Fernando Pereyra, representante do PIT-CNT (Sindicado dos trabalhadores) que deu uma de anfitrião e brincalhão fazendo piada envolvida com o time uruguaio de futebol, o clube Peñarol, do qual ele é torcedor.
Voltaram logo as palestras em inglês por conta da 1ª vice-presidenta do Comitê Feminino da UNI AMERICAS, Denise Britton.
Nessa mudança de idiomas e voltando para o espanhol, encerrou o evento o Sr. Fernando Gambera (AEBU), representante dos trabalhadores do Grêmio bancário uruguaio.
O Ministro de Trabalho uruguaio, Sr. Eduardo Brenta foi palestrante mega importante neste evento salientando tudo aquilo que tem feito o governo uruguaio desde 2005 até 2012 assinando acordos extremamente importantes com os sindicatos uruguaios.
No ano 2013, Montevidéu vira Capital Ibero-Americana da Cultura sendo o carnaval uma das maiores vitrines dessa tal cultura onde tamboris uruguaios da gema receberam a batida rítmica das mãos de onze uruguaios que agitaram o ambiente na sala no decorrer da abertura gerando muita alegria e preparando o tapete vermelho para outros músicos como a Valeria Lima cantando tango como sotaque uruguaio no palco acompanhada no violão pelo Julio Cobeli. Encerraram mesmo o músico Ledo Urrutia e a murga (estilo carnavalesco uruguaio) "Los Macanudos" que completaram o festival, além de sindicalista, cultural e ímpar.
O PRAVDA agradece a Coordenadora de Imprensa e Comunicação, senhora Andrea Spera que fez tudo para aprimorar a nossa tarefa.
Acompanhe fotos e vídeos do evento clicando no site Sotaque Esportivo
UNI AMERICAS
PIT-CNT URUGUAI
Nenhum comentário:
Postar um comentário