domingo, 8 de dezembro de 2013

Duzentos mil manifestantes favoráveis à União Europeia protestam em Kiev

Duzentos mil manifestantes favoráveis à União Europeia protestam em KievA tensão aumentou na Ucrânia após uma reunião na sexta-feira entre Yanukovich e o presidente russo Vladimir Putin para falar de um acordo de associação estratégica entre os dois países

Publicação: 08/12/2013 09:36 Atualização:

Kiev - Duzentos mil opositores favoráveis à União Europeia protestavam neste domingo em Kiev, onde a oposição espera reunir um milhão de pessoas contra a decisão do presidente Viktor Yanukovich de não assinar um acordo de associação com a UE.

A Praça da Independência, o local emblemático da revolução pró-ocidental de 2004, a chamada "Revolução Laranja", estava lotada e continuavam chegando manifestantes, constatou. "Estamos aqui pelo futuro europeu da Ucrânia, por nossos filhos e netos. Queremos que a justiça reine em todo o mundo e que o poder deixe de roubar", declarou à AFP um aposentado de 52 anos, Viktor Melnichuk.

A Praça da Independência foi tomada por manifestantes (VASILY MAXIMOV/AFP)
A Praça da Independência foi tomada por manifestantes


"A política não me interessa, mas há tantas coisas que me deixam indignada... A gota d'água foi terem espancado os estudantes com paus", declarou uma jovem de 26 anos, Marianna Vajniuk, referindo-se à dispersão à força no dia 30 de novembro de uma manifestação que deixou feridos, principalmente estudantes.

A tensão aumentou na Ucrânia após uma reunião na sexta-feira entre Yanukovich e o presidente russo Vladimir Putin para falar de um acordo de associação estratégica entre os dois países.

A oposição denunciou no sábado a intenção de Yanukovich de assinar este acordo com o objetivo de fazer a Ucrânia aderir à união aduaneira de repúblicas soviéticas liderada por Moscou.

"Segundo nossas informações, o projeto de acordo sobre a associação estratégica está pronto", mas Yanukovich "não se atreveu a assiná-lo", havia declarado no sábado em uma coletiva de imprensa em Kiev Arseni Yatseniuk, um líder da oposição.
Segundo a The Economist, em virtude deste acordo estratégico a Ucrânia receberia bilhões de dólares em créditos e entraria na união aduaneira. No entanto, segundo Dimitri Peskov, porta-voz do presidente russo, a adesão de Kiev à união aduaneira não foi um dos temas da reunião. A presidência ucraniana também não forneceu detalhes do encontro.

Os rumores deste possível acordo com a Rússia foram recebidos com preocupação nas fileiras da oposição, que protesta há duas semanas nas ruas. "A manifestação de domingo pode terminar de maneira trágica se (Yanukovich) tiver vendido a Ucrânia", disse o opositor Yaseniuk, aliado da opositora detida Yulia Timoshenko.

Leia mais notícias em Mundo

O primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, classificou estas informações de "mentiras e provocações". No domingo passado, entre 200.000 e 500.000 pessoas, segundo as fontes, protestaram na praça depois de terem sido desalojadas à força na sexta-feira pela polícia, em uma operação que deixou dezenas de feridos, muitos deles estudantes.

No sábado, cerca de mil pessoas protestaram no mesmo local, também conhecido pelo nome de Maidan. A Ucrânia está há mais de um ano em recessão e tem um enorme déficit público que pode levar o país à quebra, segundo analistas e investidores, que acreditam que Moscou pode abaixar o preço do gás que vende ao país se o governo ucraniano desistir de se aproximar da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário