domingo, 15 de dezembro de 2013

Irã anuncia detenção de "espião" que trabalha para o Reino Unido

Irã anuncia detenção de "espião" que trabalha para o Reino Unido
No momento, Irã e Reino Unido tentam restabelecer as relações diplomáticas, congeladas em 2011

Publicação: 14/12/2013 10:41 Atualização:
Teerã - Um "espião que trabalha para o MI6", o serviço britânico de inteligência, foi detido na província de Kerman, sudeste do Irã, anunciou uma fonte judicial local.

"Graças aos esforços das forças de segurança iranianas, um espião que trabalha para o MI6 foi detido", declarou Dadkhoda Salari, da Corte Revolucionária de Kerman.

No momento, Irã e Reino Unido tentam restabelecer as relações diplomáticas, congeladas em 2011.

Leia mais notícias em Mundo

O anúncio da detenção acontece um dia depois do novo encarregado de negócios do Irã "não residente" na Grã-Bretanha, Hassan Habibollah-Zadeh, iniciar conversações em Londres, as primeiras desde sua nomeação, que acabou com dois anos de suspensão das relações diplomáticas.

"Ele se encontrou com oficiais do serviço britânico de inteligência em 11 ocasiões, no interior do país e no exterior, e repassou informações", completou Salari.

O funcionário disse ainda que o suspeito reconheceu os fatos e que o processo está em curso.

O Reino Unido também nomeou um encarregado de negócios "não residente" no Irã, Ajay Sharma, que fez a primeira visita a Teerã na semana passada.

As relações diretas entre Grã-Bretanha e Irã estavam congeladas desde o saque, no fim de 2011, da representação britânica no Irã por manifestantes que protestavam contra o anúncio de novas sanções de Londres contra o Irã, por causa de seu controverso programa nuclear.

Mas os dois países não romperam formalmente as relações. Omã representava os interesses iranianos no Reino Unido e a Suécia era responsável pelos interesses britânicos no Irã.

A eleição em junho do moderado Hassan Rohani como presidente do Irã facilitou a melhoria das relações entre os dois países, que nomearam em 11 de novembro os dois encarregados de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário