sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Norte-americano desaparecido no Irã estava em missão do serviço secreto

Norte-americano desaparecido no Irã estava em missão do serviço secretoLevinson foi recrutado para recolher informações de Inteligência, violando as regras da agência

Publicação: 13/12/2013 06:45 Atualização:

Washington - O americano Robert Levinson, que desapareceu no Irã em 2007, estava em missão para a CIA e não em viagem de negócios, como informaram funcionários dos Estados Unidos, revelou nessa quinta-feira (12/12) a imprensa dos EUA. Levinson, um agente aposentado do FBI, foi recrutado por uma equipe de analistas da CIA para recolher informações de Inteligência, violando as regras da agência, revelaram Associated Press e o jornal Washington Post.

A Associated Press aceitou adiar a publicação da notícia, em três ocasiões, diante da alegação do governo americano de que havia pistas promissoras para o regresso de Levinson em segurança. Mas diante do fracasso dos esforços para encontrar e libertar Levinson, a agência de notícias decidiu divulgar a informação. Não há qualquer foto, vídeo ou evidência de que Levinson esteja vivo desde 2011.

Leia mais notícias em Mundo

Levinson viajou ao Irã em março de 2007 para investigar a corrupção naquele país e obter informações sobre o programa nuclear iraniano, mas desapareceu durante a missão. Quando o Congresso tomou conhecimento do ocorrido, a agência despediu três analistas da CIA e outros sete receberam sanções disciplinares.

Altos funcionários americanos estimam que os iranianos sabiam da ligação de Levinson com a CIA e muitos acreditam que ele está morto, mas o FBI está comprometido em resgatá-lo. Aos 65 anos, Levinson seria o cidadão americano a permanecer mais tempo no cativeiro, caso esteja vivo. O Irã afirma ignorar o paradeiro de Levinson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário