sábado, 7 de dezembro de 2013

Educação: mais uma vergonha

Educação: mais uma vergonha

Estiveram presentes alunos das redes públicas e particulares

Desde 2.000 a cada três anos a OECD –União Européia, realiza uma avaliação de estudantes de seus países-membros e de outros continentes. Em 2012 foi realizada pela quinta vez o PISA , sigla em inglês que significa avaliação de desempenho de alunos com 15 anos e que geralmente estão no início do ensino médio.

Os resultados que vieram a público há poucos dias representam a avaliação de mais de 500 mil alunos de 65 países, que representam em torno de 80% do PIB mundial, inclusive o Brasil. Estiveram presentes alunos das redes públicas e particulares, em diferentes níveis de gestão e regiões, de ambos os sexos e diferentes níveis sócioeconômicos. O PISA é uma verdadeira radiografia da qualidade da educação nas áreas de ciências, leitura e matemática e, em parte, serve para que os respectivos governos possam identificar as deficiências de seus sistemas educacionais e buscarem uma educação de qualidade.

O Brasil, como vem acontecendo há algumas décadas, está sempre no “rabo” da fila, uma vergonha para um país cujos governantes tanto se ufanam de suas ações e jamais se preocupam em perceber como nosso país se encontra em relação ao resto do mundo.

Nesta última avaliação do PISA, o Brasil ficou na 58ª posição em matemática, que foi a área de enfoque principal e 53ª em leitura e ciências. Apenas 7 países dos que participaram da avaliação obtiveram resultados piores do que o Brasil, enquanto 57 estão `a nossa frente. Apesar disso somos a oitava economia do planeta e o 72a país com maior nível de corrupção e um dos primeiros em violência e mortes no trânsito e homicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário