quinta-feira, 25 de julho de 2013

Putin vai ao Irã para tratar da questão nuclear com Rohani

Putin vai ao Irã para tratar da questão nuclear com Rohani

25.07.2013
 
Putin vai ao Irã para tratar da questão nuclear com Rohani. 18592.jpeg
Putin vai ao Irã para tratar da questão nuclear com Hasan Rohani


O presidente russo, Vladimir Putin viajará ao Irã entre 12 e 13 de agosto próximo, informou nesta quarta-feira (24) o diário russo Kommersant, fonte próxima à agenda do presidente.

O chefe de Estado russo se reunirá nesta visita com Hasan Rohani, presidente eleito do Irã, que irá substituir Mahmoud Ahmadinejad no dia 4 de agosto.

Esta será a primeira viagem do atual ocupante do Kremlin ao Irã desde 2007.

Segundo o jornal, Putin abordara no encontro a continuação de um diálogo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

Putin espera que esta reunião, que ambas as partes abordem questões bilaterais, como a construção de novas unidades de geração de energia elétrica na central nuclear de Bushehr, no sul do Irã e entrega de sistemas de defesa aérea Antei-2500 em vez do S-300, contratado anteriormente.

Os EUA, o regime israelense e alguns de seus aliados acusam o Irã de tentar desenvolver tecnologia nuclear com fins militares e usa esse pretexto para impor sanções internacionais e unilaterais contra o país persa.

Enquanto isso, o Irã, como um estado membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e signatária do Tratado de Não Proliferação (TNP), além de rejeitar categoricamente tais acusações, defende o seu direito soberano de desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos.

Hispan TV
Tradução: Irã News

http://www.iranews.com.br/noticia/10477/putin-vai-ao-ira-para-tratar-da-questao-nuclear-com-hasan-rohani

Nenhum comentário:

Postar um comentário