quinta-feira, 11 de julho de 2013

Partidos políticos são corruptos para a maioria dos brasileiros

Partidos políticos são corruptos para a maioria dos brasileiros

11.07.2013
 
Partidos políticos são corruptos para a maioria dos brasileiros. 18499.jpeg
Uma recente pesquisa da ONG Transparência Internacional mostra que 81% dos brasileiros entendem partidos políticos são "corruptos ou muito corruptos". Em segundo lugar no ranking da corrupção aparece o Congresso Nacional com 72%. A pesquisa é parte do estudo chamado "Barômetro Global da Corrupção 2013".
Os resultados vão muito além do entendimento da população sobre os partidos políticos e o Congresso nacional, abrangendo também outras instituições, como a polícia, que é apontada por 70% dos brasileiros como corrupta. Seguindo a "polícia", está a Saúde, com 55% e o Judiciário com 50% de desconfiança. O funcionalismo público, como um todo, teria 46%, a imprensa, 38%; ONGs e setor privado, 35%; igreja, 31%; e militares, 30%.
Foram ouvidas 114.000 pessoas em 107 países. Em 51 países a população acredita que a corrupção já se impregnou nos partidos, demonstrando ser este um entendimento quase global quanto às estruturas políticas. Aqui no Brasil foram ouvidas 2.002 pessoas, em diversas cidades. No Brasil, foram 2.002 entrevistados. Mais informações sobre a pesquisa poderão ser encontradas no site da ONG Transparência Internacional.
O diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, afirma que as recentes manifestações representam este entendimento do povo brasileiro sobre a corrupção no país, onde quase todos acreditam que a corrupção só vem aumentando ao longo dos tempos.
"As manifestações que ocorreram no Brasil representaram tudo isso. E com razão. O noticiário político só aparece nas páginas policiais. O Brasil é um país onde não se discute política, se discute apenas o crime.", afirmou Cláudio Abramo.
Outro fator que incentiva a corrupção, no entender do brasileiro, seria a demora no julgamento dos processos judiciais onde políticos e funcionários públicos estejam envolvidos. A certeza da quase impunidade seria um grande incentivo.
*Wilson de Oliveira é mineiro de Cataguases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário