quinta-feira, 11 de julho de 2013

Coreia do Norte testou um motor de foguete, dizem especialistas

Coreia do Norte testou um motor de foguete, dizem especialistasAs imagens da base de foguetes de Tongchang-ri, no noroeste do país, indicaram que a Coreia do Norte realizou ao menos "um ou mais testes de motores de foguetes"

Publicação: 11/07/2013 08:55 Atualização:

Seul - A Coreia do Norte testou um motor de foguete no início deste ano em uma tentativa de desenvolver sua capacidade de lançar mísseis, afirmou nesta quinta-feira um centro de estudos americano depois de examinar novas imagens de satélites. As imagens da base de foguetes de Tongchang-ri, no noroeste do país, indicaram que a Coreia do Norte realizou ao menos "um ou mais testes de motores de foguetes" no fim de março ou no início de abril, indicou o Instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkins.

Líder norte-coreano Kim Jong-un fuma um cigarro enquanto visita o Vitorioso Pátria Liberation War Museum à frente da reabertura oficial após reformas em Pyongyang  (KCNA/Reuters)
Líder norte-coreano Kim Jong-un fuma um cigarro enquanto visita o Vitorioso Pátria Liberation War Museum à frente da reabertura oficial após reformas em Pyongyang


Esta instalação - também conhecida como a estação de lançamento de satélites Sohae - foi a base para o lançamento bem-sucedido de um foguete do Estado comunista em dezembro passado, depois de uma tentativa frustrada realizada em abril do mesmo ano. Pyongyang afirma que ambos foram projetos científicos pacíficos destinados a colocar em órbita seu satélite Unha. Muitos países condenaram o lançamento de dezembro, considerando que são testes dissimulados de lançamento de mísseis balísticos de longo alcance proibidos por resoluções das Nações Unidas.
Nick Hansen, especialista em análises de imagens, disse que os testes de motores eram "uma parte chave" dos esforços para desenvolver mísseis de longo alcance. "Os recentes testes de motores indicam que Pyongyang continua com seus (...) programas de mísseis de longo alcance, apesar das sanções vigentes das Nações Unidas e da expressão pública da China de desagrado com os esforços da (Coreia do) Norte de continuar desenvolvendo armas nucleares e os mísseis para lançá-las", escreveu.

Também nesta quinta-feira, a Coreia do Norte retirou a proposta de manter negociações com a Coreia do Sul sobre o restabelecimento do programa de reuniões de famílias separadas entre os dois países, indicou um funcionário sul-coreano. Pyongyang retirou sua proposta um dia após as Coreias anunciarem uma reunião a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário