sexta-feira, 5 de julho de 2013

No dia da Independência, maioria tem vergonha dos Estados Unidos

No dia da Independência, maioria tem vergonha dos Estados Unidos

06.07.2013
 
No dia da Independência, maioria tem vergonha dos Estados Unidos. 18470.jpeg
A maioria dos estadunidenses opina atualmente que os subscritores da Declaração de Independência dos Estados Unidos se sentiriam envergonhados pelo rumo que o país tomou, segundo uma pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira (4), da agência Gallup, por ocasião da comemoração do Quatro de Julho, Dia da Independência estadunidense.

A pesquisa indicou que 71% dos consultados pensa que John Adams, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson se envergonhariam do país atualmente. Os dados mostram uma forte queda com relação a um máximo registrado em 2001, quando 54% dos estadunidenses se sentiriam compadecidos com o que era o país então.

Segundo o portal de notícias Politico, os resultados da pesquisa correlacionam-se com o nível atual de consideração negativa dos estadunidenses com relação ao governo, incluindo o recorde de baixo nível de confiança da população no Congresso norte-americano.

Com relação à celebração do 237º aniversário da Declaração de Independência, de 4 de julho de 1776, o presidente Barack Obama convocou o seus patriotas a "proteger a liberdade e a oportunidade para nossos próprios filhos, e para as gerações futuras".
O apelo do mandatário tem como pano de fundo os escândalos gerados pela denúncia do ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA) e ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, sobre o programa de espionagem autorizado pelas autoridades estadunidenses.

O jovem revelou uma trama de espionagem massiva das comunicações telefônicas e na internet, algo que pode impulsionar um debate adiado sobre até onde o governo viola as leis e os direitos no país, estimam analistas políticos internacionais.

O caso ultrapassa as fronteiras estadunidenses e provoca a reação de aliados de Washington, que exigem esclarecimentos sobre os ataques aos direitos civis, tão evocados pelos Estados Unidos.

Com Prensa Latina
http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=6e171103e852992b0d83f35dbb0d358e&cod=11880

Nenhum comentário:

Postar um comentário