quinta-feira, 18 de julho de 2013

Colômbia envia peritos aos EUA para investigar denúncias de espionagem

Colômbia envia peritos aos EUA para investigar denúncias de espionagemOs peritos colombianos pretendem levantar dados na Agência de Segurança Nacional e na Agência de Inteligência dos Estados Unidos

Publicação: 18/07/2013 09:25 Atualização:

O governo da Colômbia anunciou a criação de uma comissão de especialistas que irá aos Estados Unidos buscar informações sobre as denúncias de espionagem a cidadãos colombianos por agências norte-americanas, conforme divulgou o ex-consultor Edward Snowden. Os peritos colombianos pretendem levantar dados na Agência de Segurança Nacional (NSA) e na Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).
"Concordamos em olhar para uma metodologia para que possamos ter uma maior clareza e que nos dê mais dados sobre essas informações envolvendo a Agência de Segurança dos Estados Unidos", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, María Ángela Holguín. A ministra confirmou ter conversado com o embaixador dos Estados Unidos em Bogotá, Michael Mckinley. Na conversa, a chanceler cobrou explicações do diplomata norte-americano. "[Foi o embaixador que] propôs a criação de uma equipa que trabalhe com as pessoas indicadas por parte dos Estados Unidos para que possamos entender essa questão", ressaltou.

Leia mais notícias em Mundo

A chanceler disse ainda que reclamou com o embaixador norte-americano sobre as denúncias de um esquema de espionagem de colombianos. “Eu manifestei o inconformismo e o respeito que têm de existir pela soberania da privacidade das pessoas", disse ela. No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff e vários ministros também reagiram às informações sobre espionagem a cidadãos por agências norte-americanas. Também foi criada uma comissão de especialistas, que se destina a estabelecer mecanismos de proteção e segurança no ciberespaço. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, cobrou explicações e informações dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário