domingo, 7 de junho de 2015

Vamos malhar o verdadeiro "Judas"?

Vamos malhar o verdadeiro "Judas"?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Sábado de Aleluia! Dia de malhar o Judas. No Brasil, a pergunta é: Quais Judas? No entanto, o problema mais grave a ser questionado e solucionado é: Adianta perder tempo malhando o "judas" errado? É muito mais fácil, para qualquer ser humano, transferir sua própria culpa para os outros ou para algo no mundo exterior. Politicamente, estamos fazendo isto. Ou, ao longo da História, sempre fizemos isto.

Os grandes movimentos de mudança na História do Brasil foram frutos de algum protagonismo de uma pequena Elite Moral ou consequências de uma acomodação de interesses da Oligarquia (um pequeno grupo hegemônico, não necessariamente uma "elite" na definição correta do termo). De verdade, nunca malhamos o verdadeiro Judas. Sempre elegemos, para malhação, alvos secundários.

Por errarmos nos alvos corretos, perdemos tempo e damos margem ao crescimento descontrolado do problema. Atualmente, exercitamos a preferência nacional de malhar a impopular e desgastada Dilma Rousseff. Ou, então, malhar seu criador, o gênio $talinácio. Ambos merecem pancadas políticas. No entanto, eles e tantos outros "companheiros ou comparsas" são consequências, e não as causas da tragédia tupiniquim. Bater ou pedir a cabeça deles é uma ação sádica, para uns divertida. O problema é que o gesto simbólico ou real tem pouca serventia prática.

Lula, Dilma, FHC, Collor, Sarney e o mosquito da dengue são resultados do processo histórico de um Brasil que ainda não se definiu como Nação. Hoje tem a configuração de um "Império do Crime Institucionalizado". Ou parece uma República de mentirinha, autoritária na essência, e pretensamente democrática em sua constituição legal, com três poderes usurpados, desmoralizados e em crise de legitimidade, porque descumprem seu papel original. Estamos jogando o jogo erradamente. Até quando?

Vale repetir por 13 x 13: Temos de malhar, até cansar, o desapreço do brasileiro pela democracia verdadeira ou a submissão a aceitar sobreviver, passivamente, sob tutela de um Estado Capimunista, autoritário, cartorial, cartelizado, centralizador, perdulário e corrupto.

Temos de mudar a estrutura deste Estado. Reinventá-lo é prioridade. Precisamos atacar a causa, e não apenas tentar enxugar o gelo dos efeitos. Tudo é consequência do modelo historicamente estruturado para uma oligarquia controlar uma máquina de moer gente, obedecendo a interesses externos ou sendo mera refém de sua própria estupidez e ignorância patriótica.

Mudar a estrutura do Estado Brasileiro é a missão urgente, mas que, para os sem fé, parece impossível. Por isso, malhar qualquer "Judas" (o efeito, e não a causa) é bem mais simplório e cômodo, bem no estilo cultural que o processo histórico nos forjou...

Pedido de perdão


Perguntinhas no ar

Será que estão armando para fazer do Henrique Pizzolato um novo Celso Daniel?

O que o Lula foi fazer na Itália na mesma semana em que a Justiça de lá resolve confirmar a extradição do mensaleiro-fugitivo?

Quando voltar forçado ao Brasil, Pizzolato vai abrir o bico, o será bem remunerado para ficar caladinho na prisão, como fizeram com o Marcos Valério?

Definição Tecnicamente correta


Retrato do Brasil...

Na porta do Palácio do Planalto, o grito do pernambucano Eudes Carmo Pereira Silva, para que Dilma possa ouvir do seu gabinete (se estivesse lá).

Eudes cursou direito (incompleto), trabalhou como taxista, mas está desempregado.

A angústia e o desespero aumentam, mas a Dilma continua pedalando...

Caminho perigoso...



Os marketeiros do Palhasso do Planalto deveriam escolher melhor o caminho para as bicletadas da Dilma com sua magrela (ou vice-versa). Andar com a Lava Jato no fundo pode não fazer bem para o exercício da malhação dela, como mostra a foto de Dida Sampaio, parecida com uma clicada por Givaldo Barbosa. O nome da empresa "Lava Jato Planalto... Dilma se torna uma piada-pronta imagética... 

Poesia magistral

Enviada por um magistrado a um grupo de amigos, cada dia mais pt da vida:

Nosso criminoso número um: o Governo
Nossos pobres políticos
Nossa imprensa marrom
Nossa falta de patriotismo
Nosso mercado de capitais de pilantras
Nosso judiciário capengante
Nosso STF que faz tratado com china e rússia
Eis o Brasil que quanto mais se vive mais se degringola

Não é só pelos 7 a 1...

Texto, anônimo, que circula pela internet, comparando Brasil e Alemanha, em outras goleadas:

Prêmio Nobel - Alemanha 103 x Brasil 0

Salário de Professor do ensino público - Alemanha US$ 30 mil/ano x Brasil US$ 5 mil/ano

Navios em trânsito por dia neste momento nos portos - Alemanha 3.800 x Brasil 315

Patentes de novas invenções por ano - Alemanha 2.700 x Brasil 150

Aviões circulando no espaço aéreo por dia - Alemanha 5.300 x Brasil 640

Indústria automobilística original - Alemanha 5 x Brasil 0

Indústria aeronáutica original - Alemanha 6 x Brasil 1

Número de satélites colocados em órbita por foguete próprio - Alemanha 112 x Brasil 0

Percentual de energia elétrica gerada por fonte renováveis e não poluentes - Alemanha 35 x Brasil 3

Tempo médio do aluno na escola pública (horas/dia) - Alemanha 9 x Brasil 4

Submarinos nucleares - Alemanha 11 x Brasil 0

Mas nem tudo é tristeza... Não desanime... Em uma coisa o Brasil parece estar ganhando da Alemanha...

Número de jogadores da seleção com brinquinhos nas orelhas e cabelos pintados: Brasil 9 x Alemanha 0!

Número de presidente analfabeto eleito: Brasil 1 x Alemanha 0

Número de presidente da república assaltante de banco, assassina, sequestradora e terrorista eleita: Brasil 1 x Alemanha 0

Direito e Justiça em Foco


Neste domingo, às 22 horas, na Rede Gospel, o desembargador Laércio Laurelli recebe a advogada Eleonora Nacif.

Da série: Verdades Verdadeiras


Casal enrascado


Ultimato levyano


Nenhum comentário:

Postar um comentário