PARIS, 2 Mai (Reuters) - Um ultraleve do Greenpeace pousou nesta quarta-feira em uma usina nuclear francesa, numa tentativa de chamar a atenção para supostas falhas de segurança nessas instalações, a quatro dias do segundo turno da eleição presidencial no país.
A empresa energética EDF confirmou que o ultraleve motorizado pousou no terreno da usina nuclear de Bugey, no sudeste da França, mas não entrou no recinto do reator. O piloto foi detido por policiais que vigiam o local.
"Em momento algum a segurança das instalações esteve em risco", disse a EDF em nota.
A dependência francesa da energia nuclear foi um tema muito debatido na atual campanha eleitoral. As usinas atômicas representam 75 por cento da matriz energética francesa, maior percentual mundial.
"Esse sobrevoo mostra a vulnerabilidade da instalação nuclear francesa a um ataque aéreo. Enquanto a Alemanha levou em conta a queda de um avião em seus testes de segurança, a França ainda se recusa a analisar esse risco para os nossos relatores", disse em nota a ativista do Greenpeace Sophia Majnoni d'Intignano, encarregada de questões nucleares.