domingo, 13 de maio de 2012

Pela primeira vez, Brasília tem maioria da população de brasilienses


Pela primeira vez, Brasília tem maioria da população de brasilienses

Publicação: 13/05/2012 07:21 Atualização: 13/05/2012 08:36
Os primeiros candangos desembarcaram em meio à terra e aos canteiros de construção da nova capital. Com pequenas malas nas mãos e cheios de planos e expectativas, milhares de brasileiros de todos os cantos do país seguiram para o Planalto Central e participaram do desafio de erguer uma cidade no centro do Brasil. Menos de três décadas após a inauguração de Brasília, houve uma nova onda de migração. Cidadãos carentes, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país, trocaram a terra natal por lotes distribuídos por políticos da capital. Aos 52 anos, a capital federal atrai cada vez menos gente.

A quantidade de pessoas que chegam a Brasília cai de maneira considerável ano após ano. De acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% dos migrantes que vivem no DF vieram para cá nos últimos cinco anos. Em 2000, esse percentual era de 68% - quase três vezes maior. Esse fenômeno, aliado ao crescimento natural da população, fez com que a quantidade de brasilienses superasse pela primeira vez na história o total de migrantes. Segundo o censo, os naturais de Brasília já somam 53,8% do total da população.

Em 2000, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 46,7% dos habitantes do DF haviam nascido no território da capital e 53,3% eram pessoas vindas de outros estados. Em 10 anos, esse percentual praticamente se inverteu. O último censo do IBGE apontou que 46,2% da população do Distrito Federal é composta de migrantes. Esse número ainda coloca o DF como a unidade da Federação com maior percentual de pessoas não naturais da região. Mas especialistas apontam que, com a redução da migração, esse valor deve cair rapidamente nos próximos levantamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário