quarta-feira, 25 de abril de 2012

Senhor Amorim, já não basta que sejamos os mais corruptos do mundo


Blog do Lobbo - Senhor Amorim, já não basta que sejamos os mais corruptos do mundo, também precisa compartilhar com os terroristas americanos alguns segredos que ainda possuímos na área de segurança? Quer mesmo delegar poderes a raposa para vigiar as galinhas? Imaginava que o Sr. fosse um pouco mais patriota. Que Deus nos proteja, se depender de nossas autoridades, estamos.... Amorim diz que EUA deve transferir tecnologia para Brasil na área de Defesa

Publicação: 24/04/2012 20:22 Atualização:
Brasília – O aprofundamento das relações na área de defesa entre o Brasil e os Estados Unidos deve ir além do comércio, segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim. Para ele, é necessário que o país norte-americano transfira tecnologia e contribua na capacitação de profissionais. O assunto foi discutido nesta terça-feira (24/4) durante reunião entre o ministro brasileiro e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta.

“Se os Estados Unidos têm o interesse de aprofundar as relações com o Brasil, é importante que não seja apenas em relação à compra e venda, mas na capacidade de desenvolver parcerias. O Brasil importa muitas coisas dos Estados Unidos, mas, às vezes, precisa de sistemas mais amplos”, disse Amorim.

Para o secretário norte-americano, os Estados Unidos reconhecem a importância da transferência de tecnologias para o Brasil. “Aprovamos quase 4 mil licenças de exportação entre 2010 e 2011. Na legislação americana, há requisitos que exigem que nós observemos alguns pontos em relação a essas tecnologias [antes de transferi-las]”.

O governo norte-americano cancelou a compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer, em fevereiro. Apesar disso, o Brasil continua comprando equipamentos dos Estados Unidos. De acordo com Amorim, três helicópteros, comprados pelo Brasil, chegaram hoje. "Manifestei [ao secretário Panetta] a nossa decepção com o fato dos aviões da Embraer não terem sido comprados. Temos muita certeza da nossa capacidade de competição”.

O impasse em relação à compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) também foi discutido entre os ministros. Três empresas – uma sueca, uma francesa e uma norte-americana – disputam a preferência do governo brasileiro, que pretende adquirir 36 aeronaves. Segundo Amorim, a decisão será tomada pela presidenta Dilma. “Não temos um prazo. Compreendo que todos aqueles que apresentaram ofertas estejam ansiosos, é natural, mas a decisão tem de ser tomada de forma segura, coerente com as nossas necessidades e possibilidades econômicas”.

A reunião bilateral inaugurou o chamado Diálogo de Cooperação em Defesa, firmado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente Barack Obama. Além da expansão do comércio na área de tecnologia de defesa, foram discutidas questões logísticas, de assistência humanitária e resposta a desastres, cooperação em apoio a nações africanas e segurança cibernética.

Segundo Panetta, o governo norte-americano está desenvolvendo uma estratégia de defesa e um elemento crucial para que isso ocorra é o desenvolvimento de parcerias inovadoras. “Um país como o Brasil, que representa uma força muito importante para a estabilidade na região, é um parceiro importante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário