segunda-feira, 30 de abril de 2012

Plataforma da Transocean vira na Baía de Guanabara e é evacuada às pressas

Plataforma da Transocean vira na Baía de Guanabara e é evacuada às pressas

Publicação: 29/04/2012 13:03 Atualização:
Rio de Janeiro - Uma plataforma da empresa Transocean que está atracada próximo ao Pier Mauá, na Baía de Guanabara, virou no final da noite deste sábado (28/04) e os cerca de 100 funcionários que estavam no local tiveram que ser retirados às pressas.

Ainda não há informações mais detalhadas sobre o problema, mas um submarino da Marinha, que estava nas proximidades, também teve que ser retirado às pressas. A Capitania dos Portos ainda não se pronunciou sobre o assunto. Da mesma forma, a Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP) e a Transocean, não forneceram mais informações.

Desde o início desta tarde, dois rebocadores da Marinha estão no local e, utilizando cabos de aço, tentam impedir uma inclinação ainda maior da plataforma, que virou ligeiramente para um dos lados. Uma das maiores e mais importante empresas de perfuração de poços em atividades offshore (alto-mar) do mundo, a Transocean tem a maioria de suas operações no país ligadas à petroleira norte-americana Chevron.

Ambas foram responsáveis, em novembro do ano passado, pelo vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro, provocando o derramamento de 2,4 mil barris de óleo cru no mar. Contactada pela Agência Brasil, a Petrobras informou que ainda não foi notificada sobre qualquer acidente envolvendo plataformas por ela contratadas. O que, a princípio, segundo a empresa, afasta a possibilidade de que a plataforma acidentada estivesse a serviço da estatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário