HAMBURGO, 27 Abr (Reuters) - O mercado físico de café na Europa viu interesse de compra de grãos brasileiros nesta semana, com sondagens de algumas multinacionais buscando o produto brasileiro, disseram operadores nesta sexta-feira.
"Eu tenho bom interesse de compras de torrefadores da Europa para arábicas do Brasil para o segundo semestre do ano e primeiro trimestre de 2013", disse um trader.
"Houve uma configuração favorável no mercado que gerou um pesado interesse de compras entre algumas multinacionais, mas é sempre difícil fechar um acordo se multinacionais realmente têm comprado."
Segundo fontes do mercado, uma combinação da queda nos futuros do arábica, diferenciais atrativos e fortes vendas de exportadores brasileiros ajudaram a gerar interesse de compra da Europa.
Os futuros de Nova York caíram para a mínima de 18 meses em 16 de abril, com o mercado esperando uma grande safra do Brasil neste ano.
Mas o mercado dos EUA subiu acima das mínimas, o que ajudou em um interesse de vendas de origem, com um câmbio fraco no Brasil.
"Os diferenciais do Brasil estiveram firmes nesta semana, mas ainda há descontos para Nova York que deixam a situação interessante para torrefadores", disse outro trader.
O café MTGBF do Brasil foi cotado a 7 centavos abaixo dos contratos mais próximos de Nova York, ante 10 centavos abaixo da semana passada.
No início do mês, estivaram no mesmo nível dos futuros.
"Algumas ofertas mais baixas da nova safra do Brasil estão aparecendo nesta semana, e encontrando prontamente compradores europeus...", disse um trader.
(Por Michael Hogan)