sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tio do líder norte-coreano Kim Jong-Un é executado como 'traidor'

Tio do líder norte-coreano Kim Jong-Un é executado como 'traidor'Jang Song-Tahek foi morto após um julgamento militar especial

Publicação: 12/12/2013 20:05 Atualização: 12/12/2013 21:02

Jang Song-Tahek já foi considerado o segundo homem mais poderoso da Coreia do Norte (KCNA/Reuters)
Jang Song-Tahek já foi considerado o segundo homem mais poderoso da Coreia do Norte
Seul - Jang Song-Tahek, de 67 anos, tio do líder norte-coreano Kim Jong-Un, foi executado como "traidor", informou nesta quinta-feira (12/12) a agência oficial de notícias KCNA. Jang foi executado nesta quinta, após um julgamento militar especial, revelou a agência, acrescentando que ele foi acusado de cometer crimes "como a tentativa de minar o Estado com todo tipo de intriga e métodos depreciáveis, e uma ambição selvagem por tomar o poder supremo do nosso Partido (Comunista, ou do Trabalho) e do Estado".

O regime acusou Jang de trair a confiança de Kim Jong-Un e a memória de seu pai, Kim Jong-Il - e em particular do primeiro, "por sua juventude". No momento de sua detenção, Jang foi acusado de cometer "atos criminosos" e de liderar uma "facção contrarrevolucionária". Ele foi destituído de cargos e títulos por parte do bureau político do Comitê Central do Partido Comunista norte-coreano.

Leia mais notícias em Mundo

Jang, que era casado com a irmã do falecido Kim Jong- Il, teve um papel-chave na consolidação da liderança do inexperiente Kim, tornando-se uma espécie de "eminência parda" do regime. Nos últimos dias, a Coreia do Norte está mergulhada em uma disputa política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário