quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Empresário brasileiro Eike Batista faz acordo com credores internacionais para salvar petrolífera

Empresário brasileiro Eike Batista faz acordo com credores internacionais para salvar petrolífera

Dívida de 4200 milhões de euros será convertida em ações. Investidores vão injetar entre 146 e 157 milhões.
O empresário brasileiro Eike Batista, que chegou a ser o sétimo homem mais rico do mundo, fechou um acordo com credores internacionais para salvar a OGP (antiga OGX), empresa do ramo petrolífero, que entrou em insolvência este ano.
O acordo, segundo uma nota divulgada na noite de terça-feira pela companhia, prevê a conversão da dívida de 5800 milhões de dólares (4200 milhões de euros) em ações e a injeção entre 200 e 215 milhões de dólares (entre 146 e 157 milhões de euros) pelos investidores.
A manobra é um importante passo para a recuperação da companhia e, após sua execução, os credores passarão a deter perto de 90% do capital, enquanto Batista verá sua participação cair para 12%.
A dívida da empresa é de 3800 milhões de dólares (2700 milhões de euros) devidos aos principais credores, 1500 milhões de dólares (1100 milhões de euros) de indemnização por anulação de contrato e 500 milhões de dólares (365 milhões de euros) de pagamentos a outros fornecedores.
Segundo a empresa, o acordo permitirá a extinção da dívida e o regresso às atividades de exploração e produção de petróleo. A proposta de reestruturação requer a aprovação dos credores e do juiz responsável pelo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário