sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Social-democratas e conservadores fazem acordo entre para governar Áustria

Social-democratas e conservadores fazem acordo entre para governar ÁustriaOs detalhes da parceria serão apresentados nesta sexta-feira (13/12)

Publicação: 12/12/2013 20:44 Atualização:

Viena - O Partido Social Democrata (SPÖ) e o Partido Popular (ÖVP) anunciaram nesta quinta-feira (12/12) um acordo para formar uma "grande coalizão" de governo na Áustria, ao final de dez semanas de negociações. "Temos um resultado que já podemos apresentar ao nosso partido", declarou o vice-chanceler conservador Michael Spindelegger durante entrevista coletiva ao lado do chefe de governo social-democrata, Werner Faymann.

Os detalhes do acordo serão apresentados nesta sexta-feira (13/12). Faymann, chanceler desde 2008, deve prosseguir à frente do governo, e Spindelegger, mantido como vice-chanceler, poderá trocar sua chefia nas Relações Exteriores pelo ministério das Finanças.

A imprensa austríaca assinala a saída da atual ministra das Finanças, a conservadora Maria Fekter. Os dois partidos, que governam em coalizão desde 2007, foram os mais votados nas eleições legislativas de 29 de setembro passado. O SPÖ obteve 26,82% dos votos e o OVP, 23,99%. Apesar da vitória, SPÖ e ÖVP obtiveram o pior resultado de sua história, durante eleições marcadas pelo avanço da extrema direita, como o partido FPÖ, que obteve 20,51% dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário