domingo, 8 de dezembro de 2013

China envia de urgência aviões de combate para nova zona de defesa aérea



China envia de urgência aviões de combate para nova zona de defesa aérea

China envia de urgência aviões de combate para nova zona de defesa aérea

A China fez hoje descolar de urgência aviões de combate para verificar a identidade de aeronaves norte-americanas e japonesas que entraram na sua nova zona de defesa aérea, anunciaram os Media oficiais.

«Vários aviões de combate foram enviados de urgência para verificar a identidade» de aviões americanos e japoneses que entraram na zona de identificação da defesa aérea estabelecida por Pequim no fim de semana passado, anunciou a agência Nova China, que cita um porta-voz da força aérea, Shen Jinke.
Os aparelhos chineses, incluindo pelo menos dois caças, identificaram dois aviões de vigilância norte-americanos e 10 aeronaves japonesas, incluindo um F-15, disse Shen.
A mesma fonte acrescentou que a força aérea tem a missão de monitorizar aviões estrangeiros na zona, «ao longo de todo o processo, com identificação atempada».
A China criou sábado a nova zona de identificação de defesa no Mar da China Oriental que inclui as ilhas Sekaku/Diaoyu, administradas por Tóquio e reclamadas por Pequim.
O anúncio fez aumentar as tensões na região e na quinta-feira o Japão e a Coreia do Sul anunciaram ter desrespeitado a nova zona de identificação da defesa aérea, depois de bombardeiros norte-americanos B-52 terem também entrado na zona.
Hoje, os media chineses exigiram «contramedidas atempadas sem hesitação» se o Japão violar a nova zona de defesa aérea.
Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário