quinta-feira, 15 de março de 2012

Malvinas, Argentina anuncia nesta quinta sanções petroleiras

Argentina anuncia nesta quinta sanções petroleiras nas Malvinas

Empresas que fazem negócios com companhias atuantes nas ilhas serão multadas

15 de março de 2012 | 12h 04
estadão.com.br
BUENOS AIRES - O governo da Argentina detalhará nesta quinta-feira, 15, as sanções que vai adotar contra bancos e empresas que trabalham com petroleiras que operam nas Ilhas Malvinas, de acordo com informações do jornal Clarín.
A chancelaria argentina convocou para as 14h30 desta quinta uma coletiva de imprensa para informar sobre "as ações que o Estado argentino tomará ante a exploração ilícita de hidrocarbonetos no Atlântico Sul. As autoridades presentes serão o Ministro de Relações Exteriores, Hector Timerman, e a procuradora do Tesouro, Angelina Abbona.
As medidas consistirão em sanções penais, civis e administrativas contra bancos e outras empresas que fazem negócios com as petroleiras atuantes no arquipélago ao sul do território argentino.
As informações serão divulgadas em um momento no qual a Argentina vive tensões com a Grã-Bretanha a respeito da soberania das ilhas, chamadas de Falkland pelos britânicos. Em 2012, completam-se 30 anos da guerra travada entre os dois países pelo arquipélago.
Nos últimos meses, Londres e Buenos Aires trocaram farpas por causa das ilhas. A Argentina reclama da "militarização" e da ocupação britânica no Atlântico Sul, enquanto a Grã-Bretanha argumenta que a discussão em torno da soberania está fora de questão, a menos que os habitantes das Malvinas desejem debatê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário