quarta-feira, 28 de março de 2012

Cientista político analisa mentiras na política internacional


12/03/2012 - 21h00

Cientista político analisa mentiras na política internacional

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra

Reprodução
Mearsheimer conta a verdade sobre as mentiras na política internacional
Mearsheimer conta a verdade sobre as mentiras na política internacional

Em "Por Que os Líderes Mentem", o professor de ciência política John J. Mearsheimer analisa sistematicamente como a mentira se tornou uma ferramenta dos governos.
Segundo Mearsheimer, políticos mentem com mais frequência para a própria população do que em questões internacionais. Não dizer a verdade para outros países pode ser desastroso, a farsa só é usada em alguns casos, como evitar uma guerra.
Entre outros episódios, o livro apresenta exemplos da política norte-americana recente, principalmente durante o governo Bush, para convencer a população da legitimidade de um ataque ao Iraque e ao Afeganistão.
"Os personagens-chave no governo Bush que se empenharam para os Estados Unidos invadirem o Iraque antes de 19 de março de 2003 afirmavam estar certos de que Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa (ADMs). Sua alegação, segundo eles, era baseada em fortes evidências. E os defensores da guerra que não faziam parte do governo repetiam frequentemente essas alegações, criando um coro de falcões que ajudou a convencer muitos americanos de que era essencial desarmar o Iraque e depor Saddam", relembra o autor.
Oito anos depois, essas armas ainda não foram encontradas. Porém, na época, quem duvidasse do suposto arsenal era certamente rotulado como um conciliador inocente ou um antipatiota.
Publicado pela editora Zahar e traduzido por Alexandre Werneck, a edição brasileira traz apresentação do jornalista Merval Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário