quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gilmar não é o Supremo!


Santayana: Gilmar não é o Supremo !
Supremo, aja !

    Publicado em 31/05/2012
  • Salve e compartilhe

O Conversa Afiada reproduz do JB Online texto de Mauro Santayana:

Gilmar não é o Supremo

Mauro Santayana


Engana-se o Sr. Gilmar Mendes, quando denuncia uma articulação conspiratória contra o Supremo Tribunal Federal, nas suspeitas correntes de que ele, Gilmar,  se encontra envolvido nas penumbrosas relações do Senador Demóstenes Torres com o crime organizado em Goiás.

A articulação conspiratória contra o Supremo partiu de Fernando Henrique Cardoso, quando indicou o seu nome para o mais alto tribunal da República ao Senado Federal, e usou de todo o rolo compressor do Poder Executivo, a fim de obter a aprovação. Registre-se que houve 15 manifestações contrárias, a mais elevada rejeição em votações para o STF nos anais do Senado.

Com todo o respeito pelos títulos acadêmicos que o candidato ostentava – e não eram tão numerosos, nem tão importantes assim – o Sr. Gilmar Mendes não trazia, de sua experiência de vida, recomendações maiores. Servira ao Sr. Fernando Collor, na Secretaria da Presidência, e talvez não tenha tido tempo, ou interesse, de advertir o Presidente das previsíveis dificuldades que viriam do comportamento de auxiliares como P.C. Farias. Afastado do Planalto durante o mandato de Itamar, o Sr. Gilmar Mendes a ele retornou, como Advogado Geral da União de Fernando Henrique Cardoso. Com a aposentadoria do ministro Néri da Silveira, Fernando Henrique o levou ao Supremo. No mesmo dia em que foi sabatinado, o jurista Dalmo Dallari advertiu que, se Gilmar chegasse ao Supremo, estariam “correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional”. Pelo que estamos vendo, Dallari tinha toda a razão.

Gilmar, como advogado geral da União – e o fato é conhecido –, recomendara aos agentes do Poder Executivo não cumprirem determinadas ordens judiciais. Como alguém que não respeita as decisões da justiça pode integrar o mais alto tribunal do país?  Basta isso para concluir que Fernando Henrique, ao nomear o Sr. Gilmar Mendes, demonstrou o seu desprezo pelo STF. O Supremo, pela maioria de seus membros, deveria ter o poder de veto em casos semelhantes.

Esse comportamento de desrespeito – vale lembrar – ocorreu também quando o Sr. Francisco Rezek renunciou ao cargo de Ministro do Supremo, a fim de se tornar Ministro de Relações Exteriores, e voltou ao alto tribunal, re-indicado pelo próprio Collor. O episódio, tal como a posterior indicação de Gilmar, trouxe constrangimento à República. Ressalve-se que os conhecimentos jurídicos de Rezek, na opinião dos especialistas, são muito maiores do que os de Gilmar. Mas se Rezek não servia como chanceler, por que deveria voltar ao cargo de juiz a que renunciara?  São atos como esses, praticados pelo Poder Executivo, que atentam contra a soberania da Justiça, encarnada pelo alto tribunal.

A nação deve ignorar o esperneio do Sr. Gilmar Mendes. Ele busca a confusão, talvez com o propósito de desviar a atenção do país das revelações da CPI. O Congresso não se deve intimidar pela arrogância do Ministro, e levar a CPMI às últimas conseqüências; o STF deve julgar, como se espera, o processo conhecido como mensalão, como está previsto. Acima dos três personagens envolvidos na conversa estranha que só o Sr. Mendes confirma, lembremos o aviso latino, de que testis unus, testis nullus, está a Nação, em sua perenidade. Está o povo, em seus direitos. Está a República, em suas instituições.

O Sr. Gilmar Mendes não é o Supremo, ainda que dele faça parte. E se sua presença naquele tribunal for danosa à estabilidade republicana – sempre lembrando a forte advertência de Dallari – cabe ao Tribunal, em sua soberania,  agir na defesa clara da Constituição, tomando todas as medidas exigidas. Para lembrar um autor alemão, Carl Schmitt, que Gilmar deve conhecer bem, soberano é aquele que pratica o ato necessário.


terça-feira, 29 de maio de 2012


Capital do Tibete é palco de suas primeiras imolações

iG São Paulo 

Um monge morreu enquanto outro ficou ferido ao atearem fogo ao próprio em Lhasa; houve 35 imolações contra China desde 2011

Um homem morreu e outro ficou seriamente ferido quando atearam fogo nos próprios corpos no domingo do lado de fora do templo mais sagrado do budismo tibetano no centro de Lhasa, capital da região autônoma do Tibete, de acordo com a Xinhua (Nova China), agência de notícias estatal chinesa.
Foto: APExilados tibetanos protestam contra governo chinês em Nova Délhi, Índia (23/5)
Essa foi a primeira vez que esse tipo de protesto, que vem sendo visto em outros lugares, aconteceu nessa cidade. Manifestações se tornaram raras no remoto Tibete, e particularmente em Lhasa, por causa do forte esquema de segurança imposto sobre a área desde tumultos antigoverno na capital tibetana em 2008.
Houve ao menos 34 imolações desde março do ano passado, que chamaram atenção para as restrições impostas pelo governo chinês sobre o budismo e foram feitas para reivindicar o retorno do exílio do líder espiritual tibetano, o dalai-lama. A maioria das imolações aconteceu em áreas tibetanas na China sob forte esquema de segurança, mas apenas uma ocorreu no próprio Tibete e, até agora, nenhuma havia acontecido na capital.
De acordo com a Rádio Free Asia, da Alemanha, dois monges realizavam nesta segunda-feira um protesto contra o governo chinês em frente ao templo Jokhang, local de peregrinação dos tibetanos.
Segundo as testemunhas citadas pela emissora, "o fogo foi apagado em 15 minutos pelas forças de segurança que isolaram a zona". "Lhasa está agora cheia de policiais e paramilitares, a situação é muito tensa", relatou outro cidadão. As zonas perto do Palácio de Potala (residência do dalai-lama antes de seu exílio para a Índia) estão fortemente vigiadas.
Os monges protestavam contra as prisões de tibetanos por parte das forças de segurança chinesas, que intensificaram sua presença na região autônoma nas vésperas da celebração do mês de Saka Dawa, que lembra o nascimento, vida e morte de Buda.
As autoridades chinesas acusam o dalai-lama, exilado em Dharamsala, na Índia, e outras forças tibetanas de incitar os suicídios. O líder espiritual nega as acusações.
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu aos jovens tibetanos que interrompam os protestos e as imolações em sua única coletiva do ano, realizada em março e que será a última antes de ele deixar o cargo no final de 2012.
A China afirma que o Tibete é há séculos parte inseparável de seu território, enquanto os tibetanos dizem que durante muito tempo foram independentes, até que as tropas comunistas ocuparam a região, em 1951.
*Com AP e EFE

Forte terremoto desaba fábrica e deixa ao menos seis mortos na Itália

EFE |  - Atualizada às 

Tremor de 5,8 graus teve epicentro na província de Modena, na mesma zona em que aconteceu terremoto há pouco mais de uma semana

Pelo menos seis pessoas morreram após um terremoto de 5,8 graus na escala Richter que sacudiu nesta terça-feira a região de Emilia Romagna (norte da Itália), causando o desmoronamento de edifícios e fábricas, informaram fontes da Polícia local.
Duas pessoas morreram e uma está desaparecida na localidade de San Felice sul Panaro, enquanto há outras duas vítimas em Mirandola. As outras duas pessoas faleceram na queda de edifícios no centro da localidade de Concordia e em Finale Emilia.
O tremor teve seu epicentro na província de Modena, região de Emilia Romagna, na mesma zona em que aconteceu o terremoto de 20 de maio, que deixou sete mortos, cerca de 50 feridos e mais de 5 mil evacuados.
Segundo a imprensa italiana, os bombeiros buscam pessoas que ficaram presas após desmoronamentos tanto em San Felice sul Panaro como em Mirandola.
Além de Emilia Romagna, o terremoto foi sentido em todo o norte e centro do país, em regiões de Gênova, Lombardia, Piemonte, Vêneto e Toscana, e diversos edifícios públicos foram desalojados em cidades como Milão, Bolonha e Florença.
As autoridades ferroviárias da Itália suspenderam o trânsito de várias linhas na região para avaliar possíveis danos.
Blog do Lobbo

Aos meus leitores, bom dia!
Peço desculpas por ficar temporariamente fora do "ar",

Motivos;

1º A porcaria do serviço prestado pela operadora Vivo.
2º A porcaria da Anatel que não faz nada pelo consumidor, "fiz matéria a respeito à algum tempo"
3º Este motivo é ótimo, mais com alguns inconvenientes, morar numa deliciosa fazendinha!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Governistas se apegam à mordomia do pagamento do 14º e 15º salários


Governistas se apegam à mordomia do pagamento do 14º e 15º salários

Karla Correia - dsdsdsds
Publicação: 21/05/2012 06:10 Atualização: 21/05/2012 06:16
O projeto de decreto legislativo que acaba com a mordomia do 14º e do 15º salários para parlamentares começa a tramitar de fato na Câmara nesta semana, ao chegar à Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Terá, entretanto, de enfrentar percalços antes que o debate ganhe fôlego na Casa. Os líderes de partidos governistas estão se amparando na agenda de votações da Câmara para evitar a votação do requerimento de urgência que poderá agilizar a tramitação do texto. O líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), por exemplo, diz que só reunirá sua bancada para decidir uma posição unificada sobre o tema depois que o plenário da Câmara votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Trabalho Escravo.

“Não estamos com pressa para tratar desse assunto”, afirma Arantes, que diz não ter data prevista para que o assunto entre na pauta de discussão da legenda. O líder do PT, Jilmar Tatto (SP) é taxativo. “Não vamos tratar sobre isso tão cedo”, afirma. A resistência de parte dos deputados em levar o tema ao plenário começa pelo próprio presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), que evita se pronunciar sobre o projeto. Nos bastidores, os líderes partidários ainda hesitam em considerar como relevante a pressão popular pelo fim da regalia e tecem críticas aos colegas que se anteciparam ao plenário e já abriram mão do benefício.

Oposição sai na frente em pesquisa

Em levantamento publicado na edição de domingo, o jornal mostrou que já existe uma maioria favorável ao fim da benesse. Até a última sexta-feira, 258 se declaravam defensores da extinção da mordomia. Para a aprovação do texto, são necessários 257 votos. Dezesseis deputados já abriram mão da regalia oficialmente

Quem já abriu mão

» Augusto Carvalho (PPS-DF)
» Carlos Sampaio (PSDB-SP)
» Érika Kokay (PT-DF)
» Fábio Trad (PMDB-MS)
» Francisco Araújo (PSB-RR)
» Grete Pereira (PR-CE)
» Henrique Oliveira (PR-AM)
» Izalci (PR-DF)
» Laercio Oliveira (PR-SE)
» Lincoln Portela (PR-MG)
» Luiz Pitiman (PMDB-DF)
» Policarpo (PT-DF)
» Reguffe (PDT-DF)
» Rubens Bueno (PPS-PR)
» Severino Ninho (PSB-PE)
» Walter Feldman (PSDB-SP)

Sensato


No meio de um julgamento, pergunta o Juiz: - O senhor chegou à casa mais cedo e encontrou a sua mulher na cama com outro homem?
- Correto, meritíssimo - diz o réu de cabeça baixa.
Continua o juiz:
- O senhor pegou sua arma e deu um tiro na sua mulher, matando-a na hora?
- Correto, meritíssimo - repete o réu.
- E por que o senhor atirou nela e não no amante dela?
O réu responde:
- Senhor Juiz, me pareceu mais sensato matar uma mulher uma única vez, do que um homem diferente todos os dias.
Foi absolvido na hora!
É corno, mas sensato!

O foco do problema


Um paciente vai num consultório e diz ao psiquiatra:
- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!
O psiquiatra diz:
- Deixe-me tratar de você durante dois anos. Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.
- E quanto o senhor cobra?
 
- R$ 120,00 por sessão.
- Bem, eu vou pensar.

Passados seis meses, eles se encontram na rua.
O psiquiatra pergunta:
- E aí? Por que você não me procurou mais? 
- A 120 paus a consulta, três vezes por semana, em dois anos eu gastaria R$ 37.440,00 e ficaria caro demais. Um sujeito num bar me curou por 10 reais.
- Ah é? Como?
- Ele cortou os pés da cama...

Tiro e queda



Convencer Eva a comer a fruta no Paraíso não foi assim tão fácil, não!
Foi um processo!
Desde o início, Eva não queria comer a fruta de jeito nenhum.
- Coma, e serás como os anjos - pediu a serpente astuta!
- Não - respondeu Eva, virando a cara para o lado!
- Terás o conhecimento do bem e do mal - insistiu a víbora.
Eva cruzou os braços, olhou bem na cara da serpente e respondeu firme: 
- Não, não e não!
- Serás imortal.
- NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOO, eu já disse!
- Serás como Deus!
- NÃO, e NÃO! Já disse que NÃO!
Chateadíssima, quase enfiando a fruta goela abaixo, a serpente já estava desesperada e não sabia mais o que fazer para que aquela mulher, de princípios tão rígidos e personalidade tão forte comesse a fruta. 
Até que teve uma idéia.
Ofereceu novamente a fruta e disse com um sorrisinho maroto:
- Come, boba!!! EMAGRECE!!!!
Foi tiro e queda!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Presidente do Supremo apoia divulgação de salários no Judiciário


Presidente do Supremo apoia divulgação de salários no Judiciário

Publicação: 17/05/2012 21:33 Atualização:
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, se declarou favorável à divulgação dos salários de juízes e servidores de forma a atender a Lei de Acesso à Informação (LAI), em vigor desde ontem (16/5). No entanto, ele admite que o assunto ainda deverá ser tratado com os demais ministros e outros órgãos do Judiciário.

Britto lembrou de uma ação julgada pelo STF em 2009, que questionava a divulgação do salário de servidores municipais de São Paulo. “Só excluí da publicação os endereços por uma questão de segurança”. O presidente quer incluir o assunto na pauta da próxima sessão administrativa do STF, que deve ocorrer na próxima terça-feira (22).

Seis meses após a edição da lei de acesso, o Judiciário ainda está se adaptando para cumprir as determinações sobre publicidade e atendimento ao público. Britto já manifestou interesse em criar uma comissão com integrantes da cúpula do Judiciário para redigir uma regulamentação única que deve ser seguida em todo o país, mas ainda não sabe se essa será a solução adotada.

“No plano da regulamentação, a priori, há duas vias: uma é cada tribunal fazer a sua regulamentação, outra é tentarmos um regulamento conjunto, com a assinatura dos tribunais, do Supremo, dos presidentes dos tribunais superiores. Mas ainda não definimos”.

Enquanto o Judiciário ainda decide quais rumos tomar, o Executivo publicou hoje (17) decreto que regulamenta a LAI para seus servidores. Um dos itens do documento torna obrigatória a divulgação de salários e vantagens recebidos por ocupantes de cargos de forma individualizada, mas não deixa claro se é preciso citá-los nominalmente. As regras ainda serão definidas por ato do Ministério do Planejamento.

No Legislativo, o Senado Federal informou hoje (17), por meio de nota, que irá esperar o ato do Planejamento para decidir como tratará o assunto internamente.

Sociedade reforça pressão popular pelo fim dos 14º e 15º salários


Sociedade reforça pressão popular pelo fim dos 14º e 15º salários

Publicação: 18/05/2012 06:05 Atualização:
'Vou usar todos os meios disponíveis, meu Twitter, minhas crônicas, para divulgar esse absurdo' (Arquivo Pessoal)
"Vou usar todos os meios disponíveis, meu Twitter, minhas crônicas, para divulgar esse absurdo"
A resistência dos deputados em votarem o projeto de lei, já aprovado pelo Senado, que extingue os 14º e 15º salários recebidos por parlamentares do Congresso Nacional, aliado à mesma farra praticada em diversas casas legislativas Brasil afora, levou entidades da sociedade civil a injetarem pressão contra tais benesses. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, vai ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal questionando a legislação de Pernambuco que permite o pagamento das remunerações extras aos deputados estaduais. Na próxima reunião com os 81 conselheiros federais, em junho, a entidade colocará na mesa uma proposta de ação semelhante, só que desta vez mirando o Congresso.

“Existe uma possibilidade muito grande de ingressarmos também contra os salários em âmbito federal, dependerá da análise interna que faremos na reunião com os conselheiros. Começaremos por Pernambuco porque fomos provocados pela seccional de lá”, destaca Ophir Cavalcante, presidente da OAB. Na internet, a jornalista e apresentadora Maria Paula decidiu liderar uma mobilização contra o privilégio dos deputados. “Vou usar todos os meios disponíveis, meu Twitter, minhas crônicas, para divulgar esse absurdo, porque sei que a minha indignação é a indignação da maior parte da população. Juntos, temos mais forças para fazer atos de desagravo, protestos e o que mais for preciso”, afirma Maria Paula. Ela postou pelo Twitter a mensagem: “Estou com o Correio Braziliense. Deputados receberem 14º e 15º salários é uma vergonha.#AbaixoAMordomia”. O ator Welder Rodrigues replicou “14º e 15º CHEGA#AbaixoAMordomia” e a atriz Elisa Lucinda também anunciou apoio à campanha.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eu liguei e opinei, façam o mesmo.


Eu liguei e opinei, façam o mesmo.
 
ADEUS à conta de telefone / REPASSE SEM DÓ!

SE CADA UM FIZER UMA LIGAÇÃO E REPASSAR PARA, PELO MENOS, MAIS CINCO PESSOAS, E ESTAS AGIREM DA MESMA FORMA, CONSEGUIREMOS, EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, UM NÚMERO QUE SERÁ RESPEITADO PELOS CONGRESSISTAS...!!! A QUESTÃO NÃO É SÓ PASSAR ADIANTE, MAS  LIGAR PARA O NÚMERO INDICADO .
 

CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial)
Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado.
Ligue 0800-619619 . Quando a secretária eletrônica atender, então digite:  1 (um) , depois novamente 1 (um) , e por fim 1 (um) novamente . Assim você votou a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo.

O  Projeto de Lei é o de n.º 5476 , do ano de 2001.

Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso.
Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós!

O telefone a ser discado (0800-619619, de segunda à sexta-feira das 08 às 20h) é da Câmara dos Deputados Federal.

Passe para frente esta mensagem para o maior número possível.

LIGUE: 0800-619619 . Vamos divulgar!!!

Se aprovado o projeto, passará a ser lei e, a partir de então, cada um só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal.
Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR', na Câmara.

Quanto mais ligar, maior a chance de ser aprovado.

NÓS BRASILEIROS AGRADECEMOS!

Não adianta a gente ficar só reclamando. É preciso que cada um contribua para que possamos conseguir aprovar o que nos interessa.

Quando podemos, temos que tomar alguma atitude contra os ladrões que surrupiam nossas pequenas economias...

NOVAS REGRAS E MULTAS DE TRÂNSITO


NOVAS REGRAS E MULTAS DE TRÂNSITO - Abril.2012

Já estão valendo para todos os Estados 









NOVAS REGRAS:


A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias
 após o vencimento da mesma.

Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor
 será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico,
 legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.

Esta lei não foi divulgada , e muitas pessoas vão perder a suas
 carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.

Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
 Fora a multa, para tirar novamente a CNH fica por volta de R$ 1.200,00
 e leva + ou - de 2 a 3 meses.

As mudanças começaram a valer no dia 1º de JAN de 2012.Serão incluídos
 novos conteúdos, além de uma nova carga horária.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2009) uma resolução do
 Conselho Nacional de Trânsito
 (CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.

Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar
 de 30 para 45 horas aula
 e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos.

ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico do
 extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação!

O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do
 plástico que acompanha a embalagem.

Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que
 o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar – 5
 pontos na carteira e mais R$ 127,50.  

 REPASSE A  TODOS SEUS CONHECIDOS ...

terça-feira, 15 de maio de 2012

Bomba artesanal explode na passagem de comboio da ONU na Síria


Bomba artesanal explode na passagem de comboio da ONU na Síria

Publicação: 15/05/2012 14:19 Atualização:
Nova York - Uma bomba artesanal explodiu nesta terça-feira (15/5) na passagem de um comboio de quatro veículos da missão da ONU na Síria (Misnus) sem deixar feridos entre os observadores, anunciou um porta-voz da ONU.

"Três veículos ficaram danificados; nenhum funcionário da ONU ficou ferido", informou em um comunicado Ahmad Fawzi, porta-voz do enviado especial da Liga Árabe e da ONU, Kofi Annan.

A explosão, registrada próximo a Hama, no centro do país, pouco depois das 14h00 locais (08h00 de Brasília), danificou três dos quatro veículos da Missão de Observação da ONU na Síria (Misnus), mas nenhum membro da equipe da ONU ficou ferido, indicou Martin Nesirky, porta-voz da ONU.

A Misnus enviou uma patrulha para ajudar os observadores bloqueados em Khan Cheikhoun, próximo a Hama, acrescentou Fawzi.

Hollande toma posse como presidente da França e promete conter crise


Hollande toma posse como presidente da França e promete conter crise

Publicação: 15/05/2012 09:48 Atualização:
 (Jacky Naegelen/REUTERS)

Apenas 11 dias depois de eleito, o novo presidente da França, François Hollande, de 57 anos, tomou posse na manhã desta terça-feira (15/5). Seguindo seu estilo sóbrio, a cerimônia foi simples e sem pompas, apesar dos 400 convidados. Em seu primeiro discurso no cargo, ele defendeu a busca pela redução da crise econômica internacional por meio do estímulo da economia e da geração de emprego. Disse que promoverá um governo justo, impedindo a discriminação aos imigrantes.

Hollande foi recebido na porta do Palácio do Eliseu (cujo nome em francês é Champs-Élysée) pelo antecessor Nicolas Sarkozy. Ambos se cumprimentaram com apertos de mão e sorrisos e se reuniram por cerca de 30 minutos no escritório presidencial, antes da solenidade de posse.

Uma multidão aguardava os dois na porta do palácio. Nos arredores do prédio, foram expostos cartazes e faixas com apelos a Hollande. Nos apelos, as pessoas pedem providências para controlar a crise e promover um governo igualitário. Também há elogios e desejos de sorte no cargo.

A expectativa é que Hollande anuncie o nome do seu primeiro-ministro antes de viajar para Berlim, onde se reúne com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. O nome apontado como o mais provável para o cargo é o do deputado socialista Jean-Marc Ayrault. O presidente da Autoridade dos Mercados Financeiros (AMF), Jean-Pierre Jouyet, amigo do presidente eleito, confirmou Ayrault.

O restante da equipe de Hollande deve ser conhecido no dia 16, depois de ele concluir parte da agenda internacional. As especulações em torno dos escolhidos vão desde ambientalistas até colaboradores de campanha. Em meio às escolhas dos ministérios, Hollande organizou uma intensa agenda internacional. Ele pretende viajar ainda hoje para Berlim, para uma reunião com a chanceler Angela Merkel, com quem deve conversar sobre as propostas para conter os efeitos da cris econômica internacional. Depois, no dia 17, vai para os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, Hollande participa das cúpulas do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), prevista para os dias 18 e 19, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – sobre a retirada das tropas do Afeganistão até o fim de 2014. Eleito no dia 6 de maio com 51,6% dos votos, Hollande tornou-se o sétimo presidente e permanecerá cinco anos no cargo, podendo concorrer à reeleição. Ele é o primeiro socialista a chegar à Presidência, depois de 17 anos da direita no poder.