terça-feira, 10 de setembro de 2013

Rússia vai apoiar Síria em caso de ataque estrangeiro, diz Putin

Rússia vai apoiar Síria em caso de ataque estrangeiro, diz Putin

08.09.2013
 
Rússia vai apoiar Síria em caso de ataque estrangeiro, diz Putin. 18847.jpeg
Obama e Putin tiveram uma reunião a portas fechadas em São Petersburgo, para discutir a crise na Síria (Agência EFE)
Ele se reuniu com Barack Obama; presidente norte-americano disse que preferiria resolver intervenção via ONU, mas "não pode"
O presidente russo, Vladmir Putin, afirmou nesta sexta-feira (06/09) que o país vai "apoiar" a Síria em caso de "ataque militar estrangeiro". A declaração foi dada em entrevista coletiva à imprensa em São Petersburgo, onde acontece a reunião do G20.
Putin também foi categórico ao afirmar que o ataque químico na Síria foi "uma provocação dos rebeldes [oposição] para conseguir apoio internacional".
O presidente russo disse que as opiniões estão dividas no G20. EUA, França, Árabia Saudita, Canadá e Turquia defendem a intervenção militar. Putin lembrou que o primeiro-ministro britânico, James Cameron, também apoia a ação militar, mas o parlamento do Reino Unido foi contra. A chanceler alemã, Angela Merkel, é cautelosa e prefere não participar da possível intervenção.
Unindo-se à voz russa contra uma ação na Síria, Putin destaca a Índia, a China, o Brasil, a Indonésia, a Argentina, a África do Sul e a Itália. O líder russo lembrou ainda que o secretário-geral da ONU e o Papa Francisco são contra a intervenção militar.
Putin e o presidente norte-americano, Barack Obama, tiveram uma reunião a portas fechadas nesta sexta, marcada pela crescente tensão na escalada do conflito na Síria e da iminente intervenção americana. Durante a reunião, o assunto foi debatido, mas os líderes não chegaram a um consenso, explicou o conselheiro para política externa de Putin, Yuri Ushakov.
Obama e Putin estavam planejando uma reunião bilateral em Moscou antes da Cúpula do G20, mas o presidente americano cancelou depois de Moscou ter concedido asilo a Edward Snowden, que revelou ao mundo as espionagens americanas.  Com jornalistas, o norte-americano brincou com a situação, ao dizer que conversou com Putin sobre Snowden, mas, que esse último "não veio [à Cúpula]".
Preferia, mas não posso resolver o problema via ONU, diz Obama
Após a entrevista de Vladimir Putin, foi a vez de Barack Obama falar às centenas de jornalistas que desde cedo esperavam na porta do salão destinado para o líder americano. O conflito da Síria foi mais uma vez o assunto principal. Obama disse que preferiria resolver o problema através das Nações Unidas, mas que não "podia". Para ele, é necessária uma resposta internacional que não virá do Conselho de Segurança da ONU.
Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário