sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Acordo entre China e UE sobre painéis solares entra em vigor na terça-feira

Acordo entre China e UE sobre painéis solares entra em vigor na terça-feiraA decisão se traduz em dois atos legais, que serão publicados no sábado no Diário Oficial da União Europeia (UE) e entrarão em vigor na próxima terça-feira (6/8)

Publicação: 02/08/2013 16:33 Atualização: 02/08/2013 17:00

A Comissão Europeia deu seu aval, nesta sexta-feira (2/8), para o acordo amigável alcançado com Pequim sobre as importações de painéis solares chineses, o que permitirá sua entrada em vigor na terça-feira da próxima semana.

A decisão foi adotada com o apoio "quase unânime" dos Estados membros, informou a Comissão em um comunicado. Ela se traduz em dois atos legais, que serão publicados no sábado no Diário Oficial da União Europeia (UE) e entrarão em vigor na próxima terça-feira (6/8).

O acordo alcançado no sábado pelo comissário europeu encarregado do Comércio, Karel De Gucht, e as autoridades chinesas prevê que as tarifas alfandegárias provisórias impostas no começo de junho aos fabricantes chineses de painéis solares desapareçam na terça.

Leia mais notícias em Mundo
Entre os exportadores chineses, 70% se comprometeram a respeitar um preço mínimo.

Os números do acordo são confidenciais, mas fontes ligadas às negociações asseguraram que o preço mínimo será de 56 centavos de euro por cada watt que o painel for capaz de produzir. Também se aplicará aos fabricantes chineses um teto de 7 gigawatts (1 gigawatt = 1 bilhão de watts).

Um terço dos fabricantes chineses não aceitou este acordo e por isso, a partir da semana que vem, terão que pagar uma compensação antidumping de 47,6% e competir com os produtores europeus, japoneses, sul-coreanos e malaios.

Os Estados membros da UE se pronunciarão sobre as medidas adotadas para defender a indústria solar europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário