quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

GOLPE JURÍDICO DE JOAQUIM BARBOSA – De novo, presenteia o Brasil com a verdade! Por Carlos Chagas…

GOLPE JURÍDICO DE JOAQUIM BARBOSA – De novo, presenteia o Brasil com a verdade! Por Carlos Chagas…



 Do portal Diário do Poder, uma luz trtazida aos brasileiros por Carlos Chagas…

CARLOS CHAGAS

OS EMPREITEIROS PODERÃO SER LIBERTADOS EM MASSA

No Judiciário, mais do que no Executivo  e no Legislativo, age-se por metáforas. Não raro  por mensagens cifradas. Sinais costumam ser enviados nas entrelinhas, que só os iluminados percebem.

Acaba de se verificar uma dessas situações. Sem maiores explicações,  o ex-ministro Joaquim Barbosa veio a público pregando a demissão do ministro da Justiça. Quis atingir  que objetivo, além da pessoa do próprio?

Nos corredores do Supremo Tribunal Federal, decifra-se o enigma.  O polêmico ex-presidente da casa dirigia-se a seus pares, alertando-os para as conseqüências de gravíssima decisão capaz de ser tomada nos próximos dias: a libertação de todos os empreiteiros presos desde novembro em Curitiba!

É o que se trama na mais alta corte nacional, com a participação do ministro da Justiça. A maioria dos doutos juristas estaria inclinada a conceder habeas-corpus para os presos, sob o argumento de  que não representam perigo para a ordem pública e dificilmente fugiriam para o estrangeiro, dado o confisco de seus passaportes.  Pesa na singular determinação o fato de estarem submetidos a regime carcerário bastante precário, com muitos dormindo no chão, em colchonetes, por falta de instalações mais convenientes na Polícia Federal da capital paranaense.  Além, é claro, de disporem de recursos ilimitados para pagamento dos melhores advogados do país. Some-se, também, o estado psicológico de muitos deles.

Caso se concretize a hipótese engendrada em surdina, ficará demonstrado que a Justiça, no Brasil, não é a mesma para pobres e ricos. Os empreiteiros voltariam ao luxo de suas residências para enfrentar longos processos na primeira instância federal e depois nos tribunais correspondentes. Apesar da inflexibilidade do juiz Sérgio Moro,  estariam vitoriosos, mais ou menos como estão, hoje, muitos  condenados no processo do  mensalão.

Joaquim Barbosa, apesar de retirado, percebeu a trama e dispôs-se a denunciá-la, mas por via transversa. Mirou no ministro da Justiça certo de atingir   seus antigos companheiros. Presta mais um serviço, ainda que  sem certeza de obter sucesso. No caso,  a permanência dos bandidos na cadeia pelo menos  até seu julgamento.

Resta aguardar os próximos capítulos  dessa novela de horror, capaz de desmoralizar a confiança que se vinha tendo na Justiça, porque os ladrões de galinha continuam submetidos a maus tratos e sem esperança de receber as benesses da lei. O escândalo na Petrobras poderá reverter em benefício de seus mentores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário