sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rússia, China, Irã planejam grande manobra


Rússia, China, Irã planejam grande manobra

19.06.2012
 
Rússia, China, Irã planejam grande manobra. 16770.jpeg
Tensões militares no Oriente Médio ao redor da Síria subiram novamente segunda-feira 18 de junho, com a notícia relatada pela agência semi-oficial de notícias iraniana Fars de um exercício russo-chinês-iraniano comum que vai em breve ter lugar na Síria.
Foi descrito como "o maior do tipo já realizado no Oriente Médio", com 90.000 operativos, 400 aviões e 900 tanques.
Como parte dos seus preparativos, Beijing é relatado ter pedido às autoridades egípcias para permitir a passagem pelo Canal de Suez no final de junho de 12 navios de guerra que se dirigem para o porto sírio de Tartus, onde Moscou mantém uma base naval e marinha. DEBKAfile informou no início desta semana que navios de guerra russos com os fuzileiros navais a bordo estavam se dirigindo para Tartus. Os meios de comunicação iranianos não referem a sua contribuição para o exercício conjunto.
DEBKAfile salienta que esta seria a primeira vez que uma força militar substancial russa e chinesa fosse operacional na Síria ou qualquer outro lugar do Oriente Médio. Isso significa que os dois poderes estão preparados para desfilar sua parceria com os exércitos iranianos e sírios para o propósito comum de obstruir uma intervenção EUA-Europa-árabe na Síria. Uma grande presença militar russa e chinesa no país seria de esperar para dissuadir os Estados Unidos de lançar uma operação militar contra Bashar Assad e seu governo.
Nenhuma data foi anexado ao relatório, mas o exercício pode, eventualmente, ter lugar antes do final do mês.
A manobra de grande escala foi anunciada em Teerã no primeiro dia das conversações sobre a crise nuclear em Moscou entre o Irã e as seis potências mundiais, a sua terceira tentativa de resolver a crise pela diplomacia. No entanto, fontes russas e iranianas perto as conversações estavam pessimistas sobre o progresso. Um membro da delegação iraniana reclamou que o ambiente estava pesado e não construtiva. Uma fonte russa não viu nenhuma forma de colmatar as diferenças ocidentais com Teerã quando as partes reuniram na segunda-feira.
DEBKAfile também observa que o grande exercício russo-chinês-iraniano "no ar, mar e terra em solo sírio," foi liberado para publicação pouco antes de presidente dos EUA, Barack Obama se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin na cúpula do G-20 em México.
Fonte: Debka

Nenhum comentário:

Postar um comentário