sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cameron apoia Brasil no Conselho de Segurança


Cameron apoia Brasil no Conselho de Segurança

Apoio a lugar permanente é importante por Reino Unido estar entre os 5 do grupo

Agência Brasil
Diogo Alcântara
Em visita ao Brasil nesta sexta-feira (28), o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou o apoio britânico a um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Brasil é aspirante ao colegiado, mas defende uma reforma mais ampla da ONU. Um apoio do Reino Unido ganha importância pelo fato de o país ser um dos cinco integrantes do seleto grupo, formado também por Estados Unidos, França, Rússia e China.
"Na medida em que o Brasil assume seu lugar devido no palco global, o argumento de um assento permanente no Conselho de Segurança é reforçado", disse o premiê em declaração à imprensa no Palácio do Planalto. "Apoiamos o status de membro permanente", declarou.
A França também já expressou seu apoio a uma cadeira permanente para o Brasil. No ano passado, em visita a Brasília, o presidente americano, Barack Obama, frustrou as expectativas brasileiras. Obama já anunciou apoio às pretensões indianas, que junto com o Brasil compõe o G4, assim como Japão e Alemanha.
A presidente Dilma Rousseff defendeu o multilateralismo como solução para conflitos no Oriente Médio. Sobre o conflito entre israelenses e palestinos, a presidente disse que postergar sua resolução "só serve para favorecer interesses extremistas que existe em todos os lados". Dilma também se disse "preocupada" com argumentos mais recorrentes de ataques ao Irã.
"Me preocupa de uma forma muito especial a crescente retórica em prol de ação militar ao Irã. Qualquer iniciativa desse tipo constitui violação carta da ONU, com graves consequências ao Oriente Médio", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário