quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Fantasma de ano-novo: Obama deve entrar em 2014 com dificuldades

Fantasma de ano-novo: Obama deve entrar em 2014 com dificuldadesDepois de iniciar o segundo mandato com dificuldades domésticas e um balanço ambíguo na frente externa, Barack Obama entra em 2014 assombrado pelo risco de encarnar o "pato manco" e ficar e sem força para governar efetivamente

Publicação: 01/01/2014 07:00 Atualização:

 (Jonathan Ernst/Reuters)

Barack Obama começou 2013 no embalo de uma vitória. A reeleição para a Casa Branca, no fim de 2012, com maioria garantida no Senado, deu ao presidente dos Estados Unidos fôlego para enfrentar as divisões em Washington. Mas, 12 meses e várias crises depois, o líder mais poderoso do mundo entra em 2014 com a previsão de dias turbulentos pela frente. 

Amargando um dos mais baixos índices de popularidade desde o primeiro mandato, Obama trata de exorcizar o “fantasma” de tornar-se o que os americanos chamam de presidente “pato manco” (lame duck, em inglês) — aquele que se arrasta para o fim do mandato sem capacidade de exercer influência política real. Nas eleições legislativas de novembro, o Partido Democrata corre o risco de perder a maioria no Senado, o que daria à oposição republicana o controle de ambas as casas do Congresso.

Leia mais notícias em Mundo 

Para analistas consultados pelo Correio, Obama se ressente de uma equipe mais preparada para tentar transformar as conquistas de 2013 — especialmente na política externa — em pontos a favor. Em dezembro, o presidente deu sinais de estar seguindo nessa direção. Segundo os dois maiores jornais do país, The New York Times e The Washington Post, ele terá a seu lado o ex-secretário-geral da Casa Branca durante o governo de Bill Clinton, John Podesta, considerado um dos melhores estrategistas políticos democratas. Podesta era o conselheiro político de Clinton quando explodiu, em 1998, o escândalo do envolvimento do presidente com a estagiária Monica Lewinski, que quase terminou em impeachment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário