sábado, 26 de outubro de 2013

Espionar aliados pode enfraquecer os EUA, diz presidente suíço

Espionar aliados pode enfraquecer os EUA, diz presidente suíçoA Suíça não pretende reagir ainda de maneira oficial à notícia do grampo ao celular da chanceler alemã, Angela Merkel

Publicação: 26/10/2013 18:53 Atualização:

Genebra - O presidente suíço, Ueli Maurer, declarou à televisão pública neste sábado que está indignado com as revelações de que os Estados Unidos teriam espionado seus aliados e insistiu em que isso enfraquecerá Washington.
"Não se pode vigiar e espionar seus amigos. É assim que se quebra a confiança entre Estados", lamentou Maurer. "Mesmo que você seja grande e poderoso, não se pode desvalorizar os pequenos e grampear seu telefone", disse Maurer à rede pública SRF. "Acho que, no final, isso não reforça os Estados Unidos. Pelo contrário, isso os enfraquece", completou. "A liberdade é um valor fundamental. Espionar assim políticos ou cidadãos, (...) não faz parte da nossa cultura", frisou Maurer.

Leia mais notícias em Mundo 

A Suíça não pretende reagir ainda de maneira oficial à notícia do grampo ao celular da chanceler alemã, Angela Merkel. "Ainda estamos estudando o que pode acontecer aqui e como vamos reagir", justificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário