quinta-feira, 12 de julho de 2012

'suborno é normal para povos da América do Sul e África'

Por ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 12/07/2012
Blog do Lobbo - Ministro Toffoli, o Sr. deve ficar muito feliz com estas notícias, pois o Sr. é parte integrante delas, que vergonha!

Em defesa de Teixeira e Havelange, Fifa diz que 'suborno é normal para povos da América do Sul e África'

Em defesa de Teixeira e Havelange, Fifa diz que 'suborno é normal para povos da América do Sul e África'


Ricardo Teixeira recebeu 13 milhões de dólares em subornos da ISL
A Fifa divulgou na última quarta-feira o processo que confirma que os brasileiros João Havelange, ex-presidente da entidade, e Ricardo Teixeira, ex-mandatário da CBF, receberam suborno da empresa de marketing ISL. Além de atestar o recebimento dos valores pelos dirigentes, o documento também ‘explica’ porque a entidade máxima do futebol não crê na devolução do dinheiro.

Em um dos trechos do texto, o Tribunal da cidade suíça de Zug revela a argumentação dos advogados da Fifa, afirmando que a proposta de que os cartolas devolvessem o dinheiro para os cofres da entidade não seria possível. Isso porque, segundo a Fifa, os ‘subornos são partes integrantes do salário da maioria da população da América do Sul e África.

"Os representantes legais da Fifa são da opinião de que a devolução do dinheiro seria quase impossível. A justificativa é dada com o argumento de que uma queixa da Fifa na América do Sul ou África dificilmente seria aceita, já que pagamentos de subornos pertencem ao salário recorrente da maioria da população", diz o documento.
Segundo o processo, Teixeira recebeu US$ 13 milhões (em valores atualizados) entre 1992 e 1997 da ISL, enquanto Havelange ganhou US$ 1 milhão (também em valores atualizados) em 1997 da empresa de marketing em troca de vantagens no processo de venda dos direitos de transmissão da Copa do Mundo.

Em nota oficial divulgada no seu site, a Fifa comemorou a decisão dos nomes dos envolvidos terem se tornado públicos e da confirmação de que a entidade não está diretamente envolvida com o escândalo, nem o seu atual presidente - Joseph Blatter -, mas "apenas dois dirigentes estrangeiros".

Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal da Suíça decidiu que a liberação dos documentos, solicitados por órgãos de imprensa sobre a investigação criminal, encerrada em maio de 2010, eram de interesse público. Quando o caso foi finalizado, os dirigentes envolvidos, que agora se sabe que são Teixeira e Havelange, pagaram 5,5 milhões de francos suíços sob a condição dos seus nomes não serem revelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário