Foguete russo Protón-M coloca em órbita satélite estadunidense
28.10.2013
Foguete russo Protón-M coloca em órbita satélite estadunidense
Moscou, (Prensa Latina) O foguete propulsor russo Protón-M colocou neste sabado (26) em órbita com sucesso o aparelho satelital estadunidense Sirius-FM6, a uma altura de 35 mil 793 quilômetros, certificaram fontes da agência espacial Roscosmos.
Uma nota da entidade federal russa assinala que o talento se separou do bloco de propulsão em regime automático, dentro do prazo previsto, depois de ser lançado ontem à noite a bordo do Protón M do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão.
O satélite Sirius FM6 de telecomunicações emitirá sinais para as transmissões de rádio e televisão em território dos Estados Unidos e Canadá.
A manobra de lançamento do sputnik foi planificada inicialmente para o 20 de outubro, mas a parte norte-americana solicitou a Roscosmos adiá-la em um dia, e depois foi transferida para o 25 deste mês.
Este lançamento é o segundo que se realiza impulsionado por um foguete russo Protón-M após a queda de um propulsor dessa série em julho passado. No decorrer do ano com o Sirius FM6 totalizam sete aparelhos colocados em órbita a bordo do transportador.
Protón-M entrou em exploração comercial em abril de 1996 e desde então acumula 83 lançamentos de serviço e 390 de voos propulsados, em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário