sexta-feira, 24 de maio de 2013

Guantânamo expõe governo dos EUA

Guantânamo expõe governo dos EUA

21.05.2013
 
Guantânamo expõe governo dos EUA. 18244.jpeg
A greve de presos no enclave dos Estados Unidos em Guantânamo, Cuba, expõe ao mundo a violação de direitos humanos por sucessivos governos de Washington, inclusive o atual, de Barack Obama. Segundo a direção do presídio ali existente, estão nele enjaulados 176 presos políticos dos EUA, sem julgamento.
Por Jaime Sautchuk*
Os presidiários são acusados de suposta atividade terrorista em várias partes do mundo, em especial no Oriente Médio e na Ásia. Eles nunca foram submetidos a qualquer julgamento em que possam pelo menos fazer suas defesas, uma regra básica dos direitos da cidadania, tão alardeados pelos estadunidenses.
A greve de fome de presos começou em fevereiro, com meia dúzia de participantes. Entretanto, o movimento ganhou vulto e hoje, segundo notícias de redes internacionais de rádio e TV (a Globo News, inclusive), já tem a adesão de 102 detentos. Boa parte deles se recusa a aceitar o próprio soro que lhes garantiria alguma sobrevida.
As razões do protesto são as condições em que os detentos são mantidos no verdadeiro campo de concentração ali existente. Eles não têm acesso a familiares nem a advogados. Estão completamente isolados, sob pesada vigilância das forças armadas dos EUA.
A base estrangeira em solo cubano está junto à cidade de Guantânamo, que é conhecida mundialmente por relatos históricos ou mesmo por músicas como a "Guantanamera", muito tocada por aqui. O acesso dos ianques pode ser por mar, já que a base está bem na costa, mas o meio mais usado é o aéreo, por helicópteros e aviões.
O governo de Cuba engole essa indigesta presença há décadas, para não entrar em conflito armado com os gringos. O presidente Barack Obama se comprometeu desde a sua primeira eleição a dar um fim ao enclave, mas os anos vão passando e nada acontece. Agora, a greve de fome expõe o tema ao mundo todo.
O governo de Obama terá que se pronunciar sobre o assunto. Na pior das hipóteses, terá de abrir as portas da base para a Organização das Nações Unidas (ONU), para que investigue a violação de direitos humanos. Como, aliás, costuma fazer em outras partes do planeta.
*Jornalista e escritor, colunista do Vermelho
http://www.iranews.com.br/noticia/9993/guantanamo-expoe-governo-dos-eua

Nenhum comentário:

Postar um comentário